
Durante o verão cheira a rosas e crescem morangos silvestres nos Jardins.
Durante o Inverno, predomina uma paisagem deslumbrante coberta por um manto branco e brilhante de neve.
Foi nesta pequena cidade dos Alpes austríacos onde nasceu o famoso músico e compositor Mozart e também onde foi gravado o filme "Música no coração".
Apesar de tudo é uma cidade pequena e um dia será suficiente para a visitar.
Começamos a nossa viagem bem cedo pelos Palácio de Mirabell e deliciamo-nos com os bonitos jardins verdejantes, tão bem cuidados e rodeados de rosas de todas as cores.
Este palácio foi construído em 1606 pelo príncipe e arcebispo Wolf Dietrich para a sua amante Salomé.
Actualmente é a casa do presidente e tem um salão de mármore enorme que se utiliza para fazer bodas e grandes banquetes.
Cruzamos agora todo o jardim e se virarmos à esquerda encontraremos a igreja de São Marco (Dreifaltigkeiskirche) com a sua majestuosa Cúpula.
Uma vez chegando a este ponto, seguimos em frente, até á rua Sauterbogen, e cruzamos a ponte para o outro lado, este é um belo spot para tirarem fotografias e aproveitarem para apreciar a beleza das águas cristalinas que correm a uma grande velocidade, formando assim o rio Salzach.
Este rio tem uma longitude de 225KM e circula entre Alemanha e Áustria, tendo a sua origem nos alpes Austriacos de KitzBuhel...

Depois viramos à direita numa das principais ruas peatonais de Salzburgo, a Getreidegasse.


Aquela torre que se vê na grande colina é o elevador de Mönchsberg, tem um custo de 2.30€ para subir e a sua entrada encontra-se do lado direito a mais ou menos 300 metros.
As vistas sobre a cidade e sobre a fortaleza são fantásticas.

Descemos e caminhamos na mesma direção de onde viemos anteriormente e quando encontrarmos uma praça com bonitas pinturas de cavalos em tons laranja e bege, cruzamos a pequena ruela e viramos à esquerda dando de frente com a majestuosa igreja de kollegienkirche.

Nesta praça fica situado o museu da cidade (Neue Residenz) e a Catedral de Salzburgo (Dom) a catedral mais antiga e também a mais importante da cidade.
Considerada o coração da cidade e com um estilo barroco, esta catedral foi mandada construir no ano de 767 pelo Obispo Virgílio e foi destruída inúmeras vezes por incêndios, só para voltar a ser levantada, mais alta e mais majestuosa que antes.
De cor amarela, à nossa esquerda apresenta-se a igreja de St. Mickaels e o museu Weihnachts, um museu com enfeites da árvore de natal.
Este museu reúne dezenas de peças de enfeites de natal usados na Áustria e na Alemanha entre os anos 1840 e 1940 e recebe cada ano centenas de turistas, principalmente de inverno.


Ao entrar descobriremos um cemitério muito peculiar também e diferente daqueles a que estamos habituados em Portugal.

À saída da Basílica encontrareis facilmente um elevador para a fortaleza, ou podeis simplesmente subir a pé, é uma caminhada bonita e curta.

Esta é a fortaleza maior e em melhor estado de conservação de toda a Europa.

Ao longo da exposição encontrareis também alguns dos pertences originais do castelo em muito bom estado de conservação e podeis ainda usufruir de uma vista incrível com os alpes Austríacos como fundo de cenário.
Outra opção é entrar numa das torres com um audioguia completamente grátis, onde vos explicam algumas das curiosidades do castelo e arredores.

Ao sair do castelo, seguimos em frente até chegarmos ao fim da rua e seguimos pela direita numa escadaria até encontrarem uma praça com a estátua de Wolfgang Amadeus Mozart, encontramo-nos portanto na Mozartplatz.
Wolfgang Amadeus Mozart, nascido a 27 de Janeiro de 1759 nesta pequena cidade, foi um brilhante músico e compositor.
Criado e ensinado pelo seu pai Leopold Wolfgang mostrou os seus dotes musicais desde muito novo e com apenas 6 anos de idade já conseguia interpretar instrumentos de teclas na perfeição, tocar violino e ler partituras.

Aos 13 anos de idade foi nombrado Konzertmeister de Arcebispo da sua cidade natal.

Espero que vos tenha sido útil, obrigada.
0 Comments