Amor por Andaluzia

By Isabel Pinto - janeiro 18, 2019

Apesar de Espanha estar dividia em várias “nacionalidades” entre eles, de cada vez que me vem ao pensamento a terra de nuestros hernamos eu imagino tapas, paelha, flamenco e touradas.
Então a minha mente viaja, e por muito que eu queira viajar até Barcelona, Madrid ou Galícia, a terra que mais impacto tem sobre mim é mesmo Andaluzia.

Ohhhhh Andaluzia, as desgarradas, a alegria de um povo que parece nunca ter problemas, as tapas e a cerveja fresca nas noites quentes de Verão, as casinhas brancas que dão vida às pequenas aldeias costeiras e a beleza das montanhas fazem com que o sul de Espanha seja um dos meus destinos preferidos para passar umas boas férias sozinha, ou acompanhada.

Nunca tiveram aquela vontade de alugar uma caravana e sair à descoberta? Parar aqui e ali? Sair, tirar a câmara fotográfica da mochila e capturar algo que é impossível de capturar, simplesmente porque aquela paisagem é única e indescritível.
De Sevilha a Cádiz, de Marbella a Granada, De Ronda a Córdoba, dá igual, cada cidade tem uma história diferente e com um encanto tão mas tão especial que vão querer voltar lá uma segunda vez de certeza.

Neste artigo vou deixar-vos dicas de um roteiro que eu fiz e que abrange os pontos mais e menos turísticos desta zona de Espanha.
A princípio demos muitas voltas à cabeça porque não sabíamos por onde começar ou que sítios visitar. Começamos a pesquisar por aqui e por ali até nos decidirmos por Sevilha.
Sevilha é uma cidade com uma cor especial, é o que diz a canção de “Los del Rio” uma banda composta por dois irmãos espanhóis, naturais de Andaluzia e que cantam esta canção com a mesma emoção que ela nos transmite, descrevendo a bonita capital do sul de Espanha.

Visitar Andaluzia e não visitar Sevilha não tem o mesmo significado, e por ser uma cidade tão grande decidimos começar por aqui a nossa rota, viajando até lá de avião.
Quando chegamos ao aeroporto já tinhamos à nossa espera um carro que decidimos alugar alguns dias antes e assim começa a nossa aventura de 12 dias por estas maravilhosas terras.
Venham vive-la conosco.
  Imagem relacionada

Em Sevilha decidimos passar 2 noites, e um dia completo para absorver toda aquela euforia e na manhã do nosso terceiro dia, demos a volta às chaves, ligamos o motor e arrancamos para Arcos de la Frontera.

Arcos, é uma pequena vila que fica a caminho da nossa próxima cidade e por isso decidimos fazer aquela paragem e almoçar por ali antes de sairmos em direção a Cádiz.

Resultado de imagem para cadiz

Vocês nem imaginam o poder que esta cidade nos transmite, é lindo mesmo.
Quando eu vivia em Londres, trabalhava com uma miúda de Cádiz, que para além de ser um amor de pessoa, tinha um sotaque tão fofinho, apesar de comer metade das palavras jijijijijij e quando ela falava da sua cidade natal, eu conseguia ver um brilho especial no olhar dela, mas nunca cheguei a perceber ao certo aquela emoção toda, até ver com os meus próprios olhos.
De Cádiz guardo o mar, a sua gente, a sua baía, a sua história e a vontade de viver daqueles que ali cresceram, fazendo com que esta cidade se destaque pela gastronomia, e por se encontrar localizada apenas a 14km do continente Africano.
Ficamos ali a dormir, e aproveitamos o nosso quarto dia também para passear e conhecer aquelas ruelas com história.

Na manhã do dia seguinte (dia 5 desde que chegamos a Sevilha) acordamos bem cedo para aproveitar o dia, passamos por Vejer de la Frontera, almoçamos e dirigimo-nos a Castellar de la Frontera.
Neste ponto da nossa viagem, já nos estávamos a afastar um pouco da costa e a dirigir ao interior de Andaluzia, por zonas montanhosas onde as paisagens são igualmente bonitas, o que nos obrigava a fazer uma paragem de vez em quando para tirar uma ou outra fotografia.

Esta zona está cheia de pequenas aldeias encantadoras e 12 dias acaba por ser pouco para ver tudo com atenção, por isso fomos um pouco seletivos e pesquisamos imenso antes de iniciar esta viagem a dois.

Passamos por Júzcar, a aldeia dos Pitufos, como lhe chamam em Espanha. É uma aldeia onde todos os seus habitantes decidiram pintar as suas casas de azul fazendo lembrar a aldeia perdida dos Smurfs, aqueles desenhos animados de pessoas pequeninas azuis e com uns chapéus pontiagudos brancos.

Imagem relacionada

Mais tarde passamos por Ronda.
Quando avistamos Ronda estava edificada entre as íngremes colinas da serra, com uma bonita prolongação paisagística à luz do sol... Pareceu-me a cidade mais bonita do mundo.

Ficamos em Ronda até o sol se pôr e acabamos por dormir ali.
Em Ronda aproveitamos para sair à noite, para ver as ruas cheias de gente que bailava ao som do luar e para enchermos a barriga de tapas e deliciosas iguarias típicas daquela zona.

Imagem relacionada

Demos início ao nosso dia 6 em Setenil de las Bodegas.
Este município que pertence à província de Cádiz é famoso devido a que as casas estão construídas entre os rochedos da montanha, conferindo a este lugar uma beleza singular e incomum de ser ver.
As ruas foram adaptadas ao curso do rio Guadalporcún e os seus habitantes mostraram-se versáteis ao conseguir construir uma pequena comunidade neste terreno que só vê a luz do sol durante algumas horas do dia.

Resultado de imagem para Setenil de las bodegas
Almoçamos e seguimos viagem até Écija, fazendo uma pequena paragem em Osuna, uma pequena localidade a meio do caminho.
Em Écija podem ver uma das varandas maiores de Espanha que destaca pelo seu comprimento e esta cidade é chamada de “Sartén de España” porque segundo os seus habitantes, nos meses de verão, esta localidade pode atingir umas temperaturas tão altas que nos permite fritar um ovo numa pedra que se encontra na praça central desta localidade.
  Imagem relacionada

Daqui seguimos para Córdoba, e quando lá chegamos já era um pouco tarde, jantamos e como estávamos cansados decidimos aproveitar esta cidade com a brisa da manhã, que por sinal já fazia um pouco de calor e agradecemos o facto de fazermos esta viagem durante os meses primaveris e não em Agosto.
Córdoba é uma cidade pequena que destaca principalmente pela sua arquitetura muçulmana e pela mesquita que lhe dá um encanto natural e será de visita obrigatória.

Levamos 7 dias a viajar por aqui e estamos a adorar, é incrível, fascinante, lindo e difícil de descrever o que Andaluzia nos tem transmitido ao longo desta última semama.
Depois de dar uma volta pelas ruas estreitas de paralelos que Córdoba nos oferece e de visitarmos um pouco da história desta cidade, vamos agora em direção a Jaén.

Se repararem com atenção, às vezes escrevo os meus artigos no passado, outros, no presente e este, bem, este está uma mistura de tudo. Isto deve-se ao facto de que vou escrevendo durante a minha viagem, o que nem sempre é possível, pois quero aproveitar ao máximo esta viagem, no entanto, quando sou inspirada por uma paisagem, por um sentimento avassalador, por um odor ou por qualquer outra coisa, sou obrigada a escrever.

Para vos ser sincera, eu não achei Jaén nada de especial, mas como ficava a caminho do nosso próximo ponto turístico decidimos parar, dar uma volta, conhecer um pouco o centro histórico e a grande catedral que sobressalta à vista pelo seu tamanho e... De novo na estrada em direção a Granada onde passamos duas noites e um dia completo (dia 8 da nossa rota) disfrutando de uma caminhada intensa e multicultural.

Granada era uma das cidades que eu tinha imensa vontade de conhecer, por vários motivos, pela alma moura que ainda lá reside, pelo sensacional centro histórico, pela beleza entre as duas colinas (Albayzín e Alhambra) ou até mesmo pelos dois rios Darro e Genil por onde navegam os suspiros de quem visita e se apaixona por Granada.

Imagem relacionada
Granada deixou uma marca em nós que nos fez prometer um ao outro que voltaríamos a esta cidade um dia mais tarde para aproveitar o que não tivemos tempo de ver nesta rota curtinha mas bem aproveitada.

Deixamos Granada para trás e voltar a colocar os “pneus na estrada” com a cidade de Málaga posta no sistema de navegação do nosso carro “emprestado”.
Antes de nos dirigirmos a Málaga vamos fazer um pequeno desvio por uma aldeia que se encontra no meio das montanhas.

Imagem relacionada
Aos pés de um parque natural e a escassos quilômetros do mediterrâneo, com uma beleza incomparável, as suas casinhas brancas amontoadas na encosta que não deixarão ninguém indiferente, e repleta de ruelas estreitas e cheias de história, levanta-se Frigiliana, uma pequena aldeia que nos convida a disfrutar de uns dias de paz e sensação de bem-estar com a vida.

Por muita vontade que tivéssemos de ficar por ali, e tivemos acreditem, esta aldeia prendeu-nos pela sua beleza, acabamos por seguir viagem para Málaga no fim da tarde e antes do jantar, deste modo, tivemos tempo suficiente para nos acomodar e dar um passeio.

Estamos, portanto, no nosso dia 10 e este dia será passado a descobrir a cidade de Málaga.
Málaga já é uma cidade com mais turistas, por ser uma cidade costeira. É mais multicultural e está mais massificada no que respeita à construção das casas e apartamentos, no entanto, não deixa de ser uma cidade que merece a pena visitar.

Resultado de imagem para malaga
Esta manhã quando acordamos, ainda na cidade de Málaga, fizemos as malas e pensamos: “A nossa viagem está a chegar ao fim” e depois olhamos um para o outro e dissemos: “Ainda temos um dia e meio para aproveitar ao máximo”.

Tomamos um bom pequenos almoço, muito típico de Andaluzia e dirigimo-nos a Mijas, uma aldeia costeira muito fofinha, onde decidimos almoçar tranquilamente antes de seguirmos viagem até à nossa última cidade, Marbella.

Imagem relacionada
Mijas é uma cidade que se caracteriza pelos famosos pátios de Andaluzia ou as paredes brancas enfeitadas com os típicos vasos azuis de flores, que dão cor e alegria a esta aldeia assim como os típicos burros que servem de táxis para os mais curiosos. A meu ver acho uma falta de respeito pelos pobres animais.

Já no final da tarde, dirigimo-nos até Marbella.
Tal como Málaga, esta é uma cidade com mais movimento, muito procurada pelos turistas ingleses que procuram divertir-se nas noites quentes de verão.
Marbella é também conhecida pelo marisco e por ser uma cidade costeira onde embarcam e desembarcam diariamente yates e veleiros que fazem as delicias dos amantes de desportos marítimos.

Resultado de imagem para marbella
Terminamos por aqui a nossa rota de 12 dias, que a meu ver foram suficientes para conhecer andaluzia e os principais pontos de interesse.
Espero que tenham gostado, não se esqueçam de deixar os vossos comentários.