Andorra, Pirinéus

By Isabel Pinto - março 20, 2019



Entre vales, planícies e montanhas rochosas cobertas de um esplendoroso manto de neve branca encontra-se Andorra, um dos 16 países mais pequenos do mundo.
Andorra localiza-se nos Pirinéus Ocidentais e faz fronteira entre Espanha e França. É conhecida principalmente pelas pistas de gelo, mas também porque a taxa de IVA é tão baixa que tem sempre imensos visitantes que se deslocam a este país apenas para comprar tabaco, bebidas alcoólicas, roupa de esquiar e perfumes.

As famosas perfumarias da marca Julia encontram-se espalhadas por todos os recantos da capital e os seus perfumes e produtos de marca são comparavelmente mais baratos. Por esse motivo, já merece a pena visitar.

E se não for esse o motivo principal da vossa visita, que seja pela quantidade de “compadres” que estão emigrados neste país e que vos dão as boas-vindas com um sorriso, ou pelo menos, das últimas vezes que lá estive foram sempre muito agradáveis. Por isso, não se admirem com a quantidade de produtos nacionais que encontrarão à saída do país, no River Centre ou no Punt de Trovada.

Um fim de semana será suficiente para visitar este microestado, no entanto, se estiverem a pensar em esquiar ou fazer snowboard devem programar a vossa viagem por alguns dias mais.

Andorra-la-Vella é a capital deste país e é aqui onde podem encontrar para além das lojas, dos bares e restaurantes a Caldea, um centro termal com fins terapêuticos que os farão relaxar num ambiente descontraído após uma longa caminhada ou um fim de semana gelado.
  

Aberto desde 1994, este centro acabou por se converter num espaço de referência para os turistas do bem-estar.
A estância balnear Caldea é inovadora e original, dado que as suas instalações de Escaldes-Engordany combinam na perfeição os conceitos de bem-estar, saúde e diversão, tendo como resultado o «termoludismo». A água natural, que é a grande protagonista do centro, emana a 70 °C e é rica em enxofre e outros elementos minerais, como o sódio os sulfatos e o cálcio. Alguns dos seus benefícios para a saúde são a sua ação cicatrizante, descongestionante e antialérgica. 


Atualmente continua a ser o maior espaço termal do sul da Europa: mais de 30 000 m2 para descontrair num ambiente relaxante.

  Resultado de imagem para caldea
E se por outro lado são amantes dos desportos radicais praticados no alto das montanhas, aconselho-vos a procurar Grandvalira, Valnord, Pal-Arinsal ou Ordino-Arcalís.

Numa breve pesquisa por internet acabei por descobrir uma página online que vos permite reservar um quarto, alugar forfait, roupa e equipamento de esquiar ou ter a melhor experiência gelada durante a vossa estância por Andorra.

  Imagem relacionada
No caso de estarem a pensar em visitar Andorra durante os meses da primavera ou verão, podem fazer Trails e conhecer a natureza que os rodeia.

Os Pirinéus estão cheios de árvores e arbustos, lagos e rochas, flores de várias espécies e animais que fazem com que a fauna e a flora deste lugar sejam incrivelmente bonitas e atrativas.

Se gostam de lagos, aconselho-vos a visitarem o lago de Engolasters, Vall D'Incles ou Montmalús.
  Resultado de imagem para lago de engolasters
Para longas caminhadas qualquer lugar será perfeito, no entanto estes são os mais requeridos pelos amantes desta actividade:

👉 Parc Natural de la Vall de Sorteny
👉 Solá irrigation canal trail
👉 Estanys de Tristaina
👉 Casamanya
👉 Estanys de Juclar

Coma Pedrosa é o ponto mais alto de Andorra e o Mirador Roc del Quer é, tal como o nome indica um mirador de cortar a respiração, por dois motivos, um deles é a vista que oferece e o outro é a altitude a que se encontra.

Andorra oferece ainda um ou outro museu que fazem parte da história deste pequeno condado para os mais cultos.

O mais conhecido encontra-se em Sant Juliá de Lória, o museu de tabaco da antiga Fábrica de Reig.
       Imagem relacionada
O edifício onde se encontra actualmente identifica-se como Cal Rafeló e data do século XX. A fábrica esteve em funcionamento entre 1909 e 1957 e foi o motor económico do país.

No seu interior poderão encontrar objectos utilizados na preparação dos charutos e diferentes projeções que ilustram o dia-a-dia dos habitantes de Andorra, e não importa se são fumadores ou não, porque a visita a este museu é uma homenagem viva a quem trabalhou arduamente durante toda uma vida dando nome e fazendo parte da história deste país.

Entre outros, podem visitar a Casa d'Areny-Plandolit, o museu da Miniatura, o museu de Carmen Thyssen e a famosa estátua de Salvador Dali, The mobility of time que se encontra num aqueduto sobre as margens do rio Valira.
  Imagem relacionada
A Igreja de Nossa Senhora de Meritxell, a Igreja de Santa Coloma, a Igreja de Sant Esteve e a Igreja de Sant Serni de Nagol, são ainda uma opção para os amantes da arquitectura e da religião.

Por último, gostaria de mencionar neste artigo Naturlandia, um parque de aventuras que se encontra localizado em Sant Juliá de Lória. A sua principal atração é o Tobotronc, uma espécie de escorrega alpino que vos oferece uma magnifica viagem pelo interior do bosque comodamente sentados num trenó em forma de tronco num percurso de 5.3km de distância, sendo o maior do mundo.
  Imagem relacionada
Este recinto formado por mais de 800 hectares em plena floresta da região da Rabassa foi criado para todas as idades; agora imaginem-se num ambiente natural priveligiado e com a possibilidade de estar na presença de grandes animais dos Pirinéus. Existe alguma proposta mais interessante para quem quer misturar turismo familiar e activo?

Este parque está aberto todos os dias do ano com actividades adaptadas tanto à época de verão como à de inverno.

Espero que tenham gostado deste artigo e que vos tenha suscitado essa vontadezinha de fazer as malas e apanhar um avião em direção a Andorra.

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments