Dicas para conhecer Roma

By Isabel Pinto - junho 04, 2019


Nunca ouviram dizer que todos os caminhos vão dar a Roma?
Apesar de desconhecer o significado deste provérbio, também eu acabei nesta cidade estonteante.
Foram apenas 3 dias, mas esta, foi uma daquelas viagens em que eu senti que aproveitei ao máximo cada segundo.
Foi também uma das mais cansativas, claro! Mas valeu a pena.

Roma é uma cidade com uma história para ser contada em cada esquina e em cada edifício e acaba por ser impossível cruzar uma das muitas ruelas encantadoras ou uma ponte e controlar a vontade de tirar umas 100 fotografias por minuto para mais tarde recordar.

Esta minha viagem foi dividida em 3 partes, no entanto, neste artigo vou apenas resumir um pouco dos roteiros realizados neste período de tempo. Assim como a fantástica experiência gustativa que tive nesta cidade italiana.
Também vos irei dando algumas dicas de coisas que, apesar de serem dispendiosas farão com que esta experiência fique ainda mais marcada.

Podem ver os roteis completos do 1º, 2º e 3º dia clicando nos enlaces abaixo indicados:


🚪 Onde dormir em Roma?

Roma não é propriamente uma cidade muito barata e quando colocamos a pergunta “Onde Dormir? ” os valores do nosso orçamento tem sempre tendência a subir um pouco mais do esperado, no entanto, e dependendo da experiência que queiram vivenciar nesta capital, existe com certeza um jeito de resolver este problema.

Se forem a Roma como estudantes, mochileiros, com amigos ou sozinhos à procura de uma aventura, os hosteis serão sem a melhor opção.
No entanto, se forem a Roma em casal, o mais óbvio é que precisem de um espaço mais íntimo e reservado, por isso aconselho-vos a ficarem num hotel.

Podem usar o booking ou airbnb para comparar preços, no entanto, a decisão será sempre vossa.

Se decidirem ficar mais no centro, aconselho-vos a ficar por Colonna que, apesar de ser mais caro, acaba por ter uma melhor ligação.

Se por outro lado pretendem voar de noite e estão a contar chegar a Roma mais tarde o meu conselho é que fiquem alojados pela zona de Rione i Monti, que, apesar de estar um pouco afastada da cidade, é uma zona mais barata e onde se encontra uma das principais estações da cidade, Termini. Além disso, Roma merece ser conhecida a pé, percorrendo as suas ruas tranquilamente. Faz-se bem, acreditem em mim...

Se são pessoas de sair à noite, de comer bem, bailar e conhecer outras pessoas, Trastevere é a melhor parte da cidade uma vez que tem sempre muita animação, pessoas e movimento.

🍕 Comida típica da cidade de Roma...

Não será novidade dizer que em Itália se come quase tão bem como em Portugal. Quem é que não gosta de um bom prato de macarrão? E o cheirinho a pizza que se desprende no ar e parece ficar o dia todo?
Quem é que não gosta de saborear um gelado cremoso e fresquinho?

Não vou mencionar restaurantes, mas vou apenas dizer que os melhores Gellatos que já provei até hoje se encontram naquelas geladarias ambulantes na praça de Campo di Fiori.

Resultado de imagem para penne amatricianaEstes são alguns dos pratos típicos que devem provar:

- Pasta Cacho e Pepe
- Pasta ala Gricia
- Carchofi ala Giudia
- Saltimboca
- Lasagña
- Penne Amatriciana
- Focacia Romana
- Pizza Capriciosa
-Risotto ala Crema

De sobremesa, não se podem esquecer de provar o famoso Tiramisú ou a Sbricholata, uma sobremesa composta de migas de pão doce que se desfazem.
E como bebidas, devem aproveitar a possibilidade de beber um bom Cappuccino a meio da manhã, um Aperol como apertitivo ou um Limoncello como digestivo.

🚍 Como se deslocar na cidade?

Existem 3 maneiras de nos movermos pela cidade.

👉 Uma é caminhando claro, economizando dinheiro e aproveitando um pouco melhor o tempo uma vez que toda a cidade está cheia de pequenos vestígios Romanos que merecem a nossa atenção.

👉 Outra opção, é o metro, que pode ser utilizado principalmente para se deslocarem nos arredores da cidade, e quando digo arredores, não quero exatamente dizer a 10km de distância, mas fora do centro, uma vez que o centro está cheio de ruinas romanas e vestígios dos antepassados. E por essa mesma razão em Roma não é possível alargarem as linhas de metro neste sentido.

👉 Por último e bastante importante, principalmente se precisam de ir até ao Aeroporto de Fiumicino ou Campino, podem utilizar a rede ferroviária ou os autocarros da Terravision.

Também podem sempre consultar outras opções de viagem no caso de chegarem a Roma desde outra cidade Italiana neste site: https://www.rome2rio.com

🎫 Como evitar as filas nos locais principais?

Bem, para esta pergunta existem duas respostas, uma delas é comprarem um passe que vos permite ver as atrações principais como o Coliseu, o Museu do Vaticano, o Fórum, a Capela Sistina entre outros - https://roma-pass.eu ...
  
Dependendo da opção que escolherem, podem usufruir de transportes gratuitos, assim como as primeiras entradas grátis em locais selecionados, no entanto, outras serão de pago, podendo usufruir apenas de um desconto, mas posso garantir-vos que se forem para visitar os pontos mais importantes da cidade, acabará por compensar economicamente.

A outra maneira, caso estejam a pensar é comprarem os bilhetes de cada sitio por internet, mas individualmente e com alguma antecedência.
E acreditem que é a melhor opção tanto no Coliseu como no museu do Vaticano onde esperei cerca de 1h40 minutos para entrar, principalmente se forem nos meses de verão.

🍻 Quais são os locais para sair à noite?

Imagem relacionadaTrastevere é sem dúvida uma das zonas Romanas que devem visitar, e aconselho-vos a fazê-lo mais á noite.

Não é que de dia não seja uma zona bonita para conhecer, muito pelo contrário, esta zona é a típica zona italiana caracterizada pelas suas ruas estreitas, os caminhos construídos com paralelos, as ramadas que ligam uma casa à outra e fazem sombra nos dias quentes de verão e as roupas acabadas de lavar estendidas nos beirais das casinhas coloridas de um ou dois andares conferem a este lugar um lugar especial. No entanto, é depois do sol se pôr que este lugar ganha vida com todos os restaurantes que alberga.

É de noite que se ouvem os famosos pregões italianos, “Vaffanculo” com o tão conhecido movimento de mãos caracterizante do povo italiano e o cheirinho a pizza que invadem o ambiente.
É de noite que se bebem os melhores Limoncellos.
É de noite que a música faz deste lugar o melhor lugar de Roma para conhecer os seus costumes e tradições, e é de noite que se conhece a verdadeira alma Italiana.

Ficamos por aqui, espero que este artigo tenha sido de alguma utilidade e não se esqueçam, por favor, de deixar o vosso comentário com alguma dúvida que vos surja quando planearem, a vossa viagem à capital Italiana.

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments