Deslocações em Londres, Preços, Estações e Dicas

By Isabel Pinto - julho 26, 2019


Para mim, Londres é uma das cidades que alberga uma das melhores redes de transportes públicos de toda a Europa.
Têm uma grande variedade de transportes que vos levam para todo o lado, tanto no centro como nos arredores de Londres e acreditem que esta cidade é, na sua totalidade muito, muito grande.

Para começar vou falar-vos da rede de metro que a meu ver é mais do que fantástica.

Metro
 
Este é o mapa do metro e como podem ver neste esquema, o metro alberga Londres desde o ponto mais central até à zona 6 desde Norte a Sul, desde Este a Oeste.

Para utilizarem o metro podem fazê-lo de 2 maneiras:

- Adquirir o cartão Oyster e carregá-lo com dinheiro.
Este cartão pode ser adquirido em qualquer estação e tem um custo de 5,00£, aproximadamente 5,70€ e permite-vos andar em qualquer transporte público na cidade.

Os preços de cada viagem podem variar dependendo da estação e da zona de Londres onde entram e saem, no entanto, se percorrerem a cidade entre a zona 1 e a zona 2 que são as mais centrais, pagarão um máximo de 8,30£ por dia. Ou seja, após ultrapassarem este limite diário, não vos será descontado nenhum outro valor adicional do cartão, seja ele de crédito ou do Oyster (a regra aplica-se para os dois).

No final da vossa estadia em Londres, podem devolver o cartão Oyster e ser-vos-ão devolvidas as 5,00£ iniciais.

- Ou utilizar o vosso próprio cartão de crédito com a opção de Contact Less.
Num outro artigo mencionei alguns dos cartões de crédito que podem ser adquiridos antes de fazerem uma viagem fora da comunidade Euro.
A vantagem destes cartões é que, para além de não pagarem comissões, ainda podem usufruir da taxa de cambio, de uma maneira prática e economia.

Deixo-vos aqui o link com toda a informação:

As linhas mais utilizadas são a Picadily Line (linha azul) e a Central Line (linha vermelha), sendo as principais. Estas linhas cruzam Londres de uma ponta a outra e é nestas paragens que se encontram os pontos turísticos mais importantes.

A Picadily Line (linha azul escuro) é também a linha que faz a ligação para as 5 terminais do aeroporto internacional de Heathrow.

Autocarro
   Resultado de imagem para bus london
Outra opção para se deslocarem em Londres são os famosos autocarros vermelhos de dois andares que parecem tirados de um filme.
Esta é a minha opção preferida e se conseguir sentar-me nos bancos da frente da parte de cima, a excitação é sempre igual à da primeira vez. Ficar ali, em primeira fila a ver o autocarro desfilar pelas ruas de Londres, ainda que seja numa ruela, num beco qualquer, numa zona completamente desconhecida, disfruto como quando lhe damos um rebuçado a uma criança. Adoro simplesmente.

Então, já podem pegar no vosso telemóvel e descarregar a aplicação de Moovit, esta aplicação fantástica permite-vos ter acesso às paragens de autocarro principais, às direções que os autocarros seguem, aos horários e às ligações se for o caso.

O único inconveniente desta opção é o transito, logicamente, vão tardar mais em atravessar toda a cidade de autocarro do que de metro, no entanto, as vistas acabam por compensar e se tiverem tempo, façam-no.

Vou deixar-vos alguns exemplos de paragens turísticas com os números dos autocarros que devem apanhar para chegarem até elas.

History and Science Museum – 70, 74, N97, 360, 430
British Museum – 14, 19, 55, N41, N55, N253
London Eye – 11, 159, 211, 148, 159, N53, N381, N109
Big Ben – 148, 211, 11, 24
Trafalgar Square – 6, 139, N113, N551, 24, 176, N41, N279
Buckingham Palace – 758, 148, N16, 36, N97, 14, 22
Picadily Circus – 139, N15, N18, N113
Camden Town Market – 24, 27, 31, N31, N28, 168, N5
Nothing Hill – 27, 28, 52, 328, N31, N27, N28, 94, N207
Little Venice – 18, 46, N18, 187, 414, 46, 6

*Os Autocarros designados pela letra “N” são na realidade noturnos.

Comboio – Redes Ferroviárias

No caso de irem passear para fora de Londres, ou para uma zona mais afastada aconselho-vos a utilizarem as linhas férreas (comboios).

As estações de Vitória, Charing Cross, Liverpool Street, King’s Cross, St Pancras, Waterloo e Paddington são as estações principais e destas saem diariamente comboios que fazem ligação direta com algumas das cidades principais Inglesas, assim como as zonas mais afastadas de Londres.
Destas estações saem ainda os comboios que fazem a ligação entre os aeroportos principais e a cidade.

Deslocação desde a cidade até ao Aeroporto

Heathrow
Existe um total de 5 aeroportos em Londres, Heathrow é o aeroporto internacional e o que se encontra mais perto da cidade. É também o maior deles todos e para lá chegarem, podem fazê-lo de metro, através da linha azul escura (Picadily Line).

Stansted
Para o aeroporto de Stansted, onde opera sobretudo a companhia Ryanair podem ir de autocarro, com a rede da National Express, desde as estações de Vitória ou Liverpool Street.
Uma outra opção, dependendo do ponto de Londres em que se encontram é a estação de Tottenham Hall, este trajeto demora mais ou menos uns 35 minutos e deixa-vos justamente dentro do aeroporto.

Gatwik
Este aeroporto não fica tão longe da cidade como o anterior e por isso podem ir de comboio desde a estação de Vitória, ou, tal como na opção anterior, apanhar um autocarro da companhia National Express, desde a mesma estação, no entanto, devo avisá-los que esta última opção demora imenso tempo, quase 2 horas para ser mais concreta, uma vez que vai por estradas nacionais durante a maior parte do trajeto.
  Imagem relacionada
No caso de decidirem ir de comboio, a viagem tem uma duração de apenas 27 minutos com a companhia de Southern, e geralmente é o comboio que vai em direção à cidade de Brighton.
Embora seja uma opção um pouco mais cara, acaba por compensar e ser a opção mais acertada.

Luton
Para vos ser sincera, nunca viajei para este aeroporto, mas sei que fica bastante longe e não recebe muitos voos.

Para lá chegarem, podem fazê-lo através dos autocarros da companhia National Express, que sai desde a estação de London Golders Green, podem chegar lá através da linha de metro preta (Northern Line), de Uber, ou de comboio. Se preferirem esta última opção, podem apanhar o comboio na estação de St. Pancras, com a companhia de Thameslink e sair em Luton Airport Parkway, na estação de autocarros, onde terão depois de apanhar o autocarro do aeroporto (shuttle bus) que demora cerca de 6 minutos até à entrada do mesmo.
  Imagem relacionada

Para verificar o preço dos transportes e reservar o bilhete para o exterior da cidade ou para qualquer aeroporto podem fazê-lo através de algum destes sites:



O preço pode variar do dia, da hora ou da classe que escolherem.

Por último, devo mencionar ainda a possibilidade de visitarem Londres a pé, de bicicleta, ou de bus turístico, que vos deixa diretamente nos principais pontos da cidade e será uma ótima escolha no caso de que a vossa estadia seja reduzida.
  Resultado de imagem para barclays bici london

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments