Dicas para conhecer Edimburgo

By Isabel Pinto - outubro 31, 2019


Fui a Edimburgo em Outubro!
E?  Fazia chuva, estava frio, fiquei com os pés todos molhados e a ponta do nariz congelada.
O céu parecia que ia desabar a qualquer momento e as fotos ficaram horríveis porque não havia claridade suficiente. No entanto, e apesar de todos os contratempos, posso dizer-vos que a cidade tem uma beleza peculiar.

Entre pequenas ruelas e diversas lojas de trajes escoceses, descobri que Edimburgo, aquela cidade tão escura e sombria me fez sentir saudade!
Saudades da minha linda cidade de Londres. E, amigos deixem-me que vos diga que apesar de serem cidades completamente diferentes, parecem-se em muitos aspectos, não fossem ambas estarem unidas pelo mesmo reino.

Não sei se foi a felicidade de ver uma loja da poundland e pensar iupiiiii vou comprar tudo a 1£ e trazer a bolsa cheia, ou se foi o facto dos carros circularem pelo lado oposto da rua.
Não sei se foi do frio que senti durante o primeiro dia ou a música da gaita de foles que se ouvia por todo o lado quando passeávamos pela Royal Mile. Na verdade, e para vos ser sincera, acho que foi um pouco a mistura de tudo!

Então, depois deste meu momento de inspiração e confissão vou dar-vos algumas dicas que julgo que vos serão muito úteis para conhecer a capital da Escócia.


📅 Quantos dias ficar em Edimburgo?

Na verdade, Edimburgo é tão pequenina que se forem daqueles que gostam de caminhar como eu, em 24 horas está feito, mas claro, os pés doem, o estômago começa a reclamar, o frio aperta e pede uma bebida quente, perdemos mais 10 minutos aqui e ali para tirar uma foto gira ou à espera que as pessoas circulem e desapareçam porque não queremos emplastros na foto, e o castelo para vos ser sincera não se vê em 30 minutos, por isso, dediquem 2 dias completos a este lugar encantador por favor!

👉 Podem ver a rota que eu fiz durante os dois dias clicando neste link:
- Edimburgo em 48 horas

🛬 Como chegar ao centro da cidade desde o aeroporto?

Cheguei numa sexta-feira à noite e estive a pesquisar um pouco pela internet como podia chegar ao Hostel onde ia ficar durante a minha estadia para me prevenir e não entram em pânico!

Muito simples! Podem ir de tranvia, de autocarro ou de táxi...
Eu apanhei o autocarro Express 100 que sai desde a paragem D.
Muito simples, muito cómodo, muito rápido e não foi assim tão caro!
Irão encontrar esta paragem de autocarro mesmo à saída do aeroporto! É que vão, literalmente dar de caras com ela, e os bilhetes devem ser adquiridos aí também. Se quiserem apenas um bilhete de ida, este terá um custo de 4,50£, mas se optarem por comprar um bilhete de ida e volta vai custar-vos 7,00£ por isso, compensa.
Atenção, eles não aceitam euros, nem cartões de crédito, por isso, levem algumas libras diretamente.

- A última estação deste bus é a estação de Edinburgh Wavarley e o Hostel onde fiquei hospedada ficava a 5 minutos a caminhar.

- Se optarem pelo tranvia, este tem um custo de 6,00£ ou 8,50£ ida e volta e nesse caso, devem sair na estação de Sant Andrew Square ou em Princess Street que são as estações que se encontram no centro da cidade nova.
Atenção com as moedas, porque as máquinas não dão troco.

🏡 Onde ficar hospedado em Edimburgo?

- Haystack Hostel
Este foi o sitio onde eu fiquei hospedada porque neste caso e como já vos tinha mencionado antes, quando viajo sozinha, prefiro ficar em hosteis, primeiro porque são mais baratos e segundo porque como conhecemos várias pessoas, a experiência acaba por ser diferente!

Sobre Haystack posso dizer-vos que os quartos são muitos apertadinhos, mas está bem localizado, têm toalhas e pequeno almoço incluídos no preço, é um sitio bastante limpinho, tranquilo e o staff foi do melhor, sempre muito simpáticos e prestativos (especialmente porque aqui a Isabel é capaz de pedir uma almofada diferente cada noite upssss, parece que é um dos meus defeitos).

- Christopher Inn
Embora não tenha ficado neste Hostel, posso aconselhá-lo sem medos, porque já aluguei vários quartos nesta companhia em cidades diferentes e nunca me desiludiram, por isso, força!
Além disso estão super, hiper, mega bem localizados.

- Baxter Hostel

Se viajarem em casal ou preferirem ficar num hotel, aconselho-vos estes 4 pois estão bem localizados, e tem uma boa pontuação no booking, em relação a qualidade preço.
- Travellodge
- Old Waverley Hotel
- The Inn Place
- Ibis Edinburgh Center Royal Mile

🚍 Como podem deslocar-se pela cidade?

- Como referi anteriormente, a cidade é bastante pequena e é tão gira que merece a pena percorrê-la a !

- No entanto, e se precisarem de ir um pouco mais longe podem utilizar o tranvia que cruza a cidade de uma ponta à outra e cuja última estação é o aeroporto. Ou a rede de autocarros. Os bilhetes, podem ser adquiridos nas máquinas junto das estações e se comprarem o passe diário, este dar-vos-á acesso ilimitado tanto a um como a outro durante um período de 24 horas, e neste caso, tem um custo de apenas 4,00£.

- Se utilizarem o tranvia apenas para fazer uma viagem, esta terá um preço unitário de 1,70£ independentemente da distância entre uma duas, três ou mais estações, mas se optarem por um bilhete completo terá um custo de 3,20£.

- Ou... Têm ainda a típica opção do Bus Turístico.
Esta opção tem um custo de 16£ por adulto e podem subir e descer em qualquer paragem durante um período de 24 horas após a admissão do bilhete.


🍴 Edimburgo, onde comer Bem, Bonito e Barato?

Existem muitos restaurantes que estão espalhados por toda a cidade!
Mas nem todos estão dentro das possibilidades económicas de qualquer um. Ou estão mais afastados do centro da cidade, ou não servem comida típica, e uma vez em Edimburgo, de certeza que irão querer provar algo que faz parte desta cultura.
Pois bem, fiz os trabalhos de casa e fui por Edimburgo comer bem e barato e aqui vos deixo algumas sugestões para vos facilitar a vida.

- Oink
- The Last Drop
- Castle Rock
- The standing Order
- The Tailend
- Brewdog
- The baked Potato
- Union of Genius
- Mussels and Steak
- Howies

🍲 Pratos típicos de Edimburgo...

O prato mais tradicional de Edimburgo são os Haggis, que é composto pelo bucho do carneiro recheado das suas vísceras e ligadas com farinha de aveia. Este prato faz-se acompanhar quase sempre de um delicioso molho de whisky.
E, apesar de parecer nojento, é delicioso, a sério, vão e provem-no no restaurante The Last drop.

Outro prato tradicional é o Cullen Skink, uma sopa elaborada com peixe fumado, batata, cebola e natas. Normalmente vem servida de pão e manteiga e o melhor sitio para provarem este prato é no restaurante Mussel & Steak junto à praça de Grassmarket.

O Cranachan é uma sobrema feita de nata batida, whisky, mel e framboesas.

A Escócia, a Noruega e a Dinamarca são os 3 maiores produtores de salmão e por esse mesmo motivo, provar um bom Salmão Grelhado faz parte da cultura gastronómica desta cidade.
Se tiverem vontade de provar uma boa posta a um preço relativamente acessível, podem fazê-lo no restaurante Howies, em Victoria Street.

💸 Qual é a moeda oficial utilizada na Escócia?

Em Escócia eles utilizam a libra Escocesa, e embora esta possa ter o mesmo valor que a libra esterlina, utilizada em Inglaterra, as notas tem um desenho diferente.

Se não quiserem viajar com dinheiro podem utilizar o cartão de crédito em qualquer ponto de cidade.

👉 Cartões de crédito desenhados para viajar.

🎫 Excursões e outras atividades?

- Edimburgo pode chegar a ser uma cidade muito sinistra e misteriosa pelo seu passado e existe um Tour chamado "Ghost Tour" onde vos dão a conhecer a história dos assassinos e dos fantasmas do passado que ainda hoje assombram as ruelas e os becos mais escuros de Royal Mile.
Podem fazer este tour com a companhia de Otange Free Tour por apenas 12€ durante 2 horas.
🚩 367 Hight Street (Royal Mile)
🕕 18h e 20h

- Podem também fazer uma excursão gratuita pela cidade.
Esta excursão tem a duração de 2 horas e podem escolher um guia inglês ou espanhol com a companhia Viajar por Escócia.
🚩 190 Hight Street (Royal Mile)
🕙 16h00

- Toda a gente sabe que os famosos filmes de Harry Potter foram rodados pela Escócia, assim sendo, a cidade e arredores estão cheios de fragmentos desta legenda.
E até existe um Tour grátis de 1h30 minutos onde vos dão a conhecer o café onde Joanne Rowling se sentou durante horas e horas a escrever a saga.
🚩 367 Hight Street (Royal Mile)
🕜 13h30

- Imaginem, uma excursão de bar em bar...
Fantabulástico não é? Pois bem, este tour existe, inclui 6 shots grátis, descontos em bebidas, entrada grátis numa discoteca e sem filas. Este tour tem um custo de 7,00£ e é ótimo caso viagem sozinhos porque assim conhecem gente!
🚩 Biddy Mulligans Pub (Grassmarket)
🕗 20h00

👉 A maioria destes tours saem de Royal Mile, e uma vez chegando ao local marcado, devem procurar por um guia que se faz acompanhar de um guarda-chuva cor de laranja.

Espero que tenham gostado e que estas dicas vos tenham servido de alguma utilidade.

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments