Dicas para conhecer Budapeste

By Isabel Pinto - agosto 19, 2020


Budapeste é a capital da Hungria e uma das cidades mais baratas da Europa para se visitar.
Esta cidade encontrava-se dividida em duas pelo rio Danúbio até ao ano de 1873 e ainda hoje é comum as pessoas referirem-se aos diferentes lados, Buda e Peste para identificarem alguns bairros.

Na margem direita, encontra-se Buda, repleta de atrações históricas, o Castelo, os museus, as áreas verdes e as residenciais.
Já no lado Peste é onde a agitação acontece, com bares, restaurantes, pubs, hotéis e alguns outros pontos turísticos, como o Parlamento.

Para vos ajudar a conhecer melhor a capital Húngara, escrevi este artigo onde vos deixo algumas dicas úteis, espero que gostem.

Resultado de imagem para Budapeste"

Budapeste, quais são os principais pontos turísticos?

- Castelo de Buda
- Parlamento de Budapeste
- Ponte das correntes
- Museu Nèprajzi (museu de etnografia)
- Basílica de São Estêvão.
- Rua Andràssy,
- Ópera de Budapeste
- Dohány Utcai Zsinagóga (A segunda maior sinagoga do mundo)
- Kelvin Tér (museu nacional).
- Fovám Tèr (Mercado Central)
- Sziklatemplom (Igreja construida numa cova)
- Citadella (Ponto mais alto da cidade)
- Halászbástya (Bastião dos Pescadores)
- Igreja de Matias
- Hospital-Bunker (museu de um hospital de guerra)
- Ilha Margitsziget
- Széchenyi Fürdö (Praça dos Heróis)
- Széchenyi (Banhos Termais)

🚀Aeroporto – Budapeste, Como chegar ao centro da cidade?

O Aeroporto Ference Liszt está situado a cerca de 20 km do centro e o acesso é fácil com transporte público, táxis ou com o serviço de Shuttle. No aeroporto existe um balcão de atendimento aos turistas que vos podem orientar da melhor forma com o transporte que vocês escolherem.

Se decidirem ir nos transportes públicos, devem apanhar o autocarro 200E que sai do aeroporto e vos deixa na estação de metro Kőbánya–Kispest (linha azul).
Desde esta estação são cerca de 20 minutos diretos até ao centro da cidade. E uma vez lá, vocês podem trocar para outras linhas dependendo do ponto de Budapeste onde querem chegar.

Os bilhetes podem ser comprados no próprio balcão de atendimento que referi anteriormente.

🚍 Como se podem deslocar pela cidade?

A melhor forma de se deslocarem pela cidade se estiverem hospedados numa zona centrica é a pé. Percorrendo a bonita calçada húngara tão parecida com a nossa de Portugal.

Outra opção bastante económica é de bicicleta, uma vez que a cidade dispõe de um sistema público de aluguer de bicicletas, o BUBI (Budapeste Bicikli) que vos permitirá utilizar as bicicletas durante 30 minutos de maneira gratuita.

Também gostaria de vos mencionar o metro, que é uma das melhores opções para se deslocarem para pontos mais distantes do centro como as Termas de Szechenyi, a Citadella, o ponto mais alto de Budapeste ou até à Ilha de Marguerita.

🏡 Onde encontrar alojamento em Budapeste

As melhores zonas para ficar hospedado em Budapeste são perto da ópera, perto do parlamento ou junto à ponte das correntes uma vez que estes são os pontos mais centrais e podem percorrer a cidade a pé. No entanto, e se acharem que é caro, podem sempre optar por qualquer outro ponto da cidade que se encontre junto a uma paragem de metro (será um bom ponto de referência a ter em conta).

Os hotéis não costumam ser caros, e claro, se alugarem com antecedência, melhor ainda.
Se forem à descoberta, ou viajarem sozinhos, o melhor será procurarem um hostel, que, para além de ser mais barato, ainda podem sempre fazer novas amizades!

https://www.booking.com – Para procurar hoteis
https://www.hostelworld.com – Para procurar hósteis
https://www.airbnb.pt – Para procurar quartos ou apartamentos

🍲 Quais são os pratos tradicionais da cidade?

Sobre a comida húngara posso dizer-vos que foi uma agradável surpresa, por um lado porque a gastronomia deles é bastante parecida com a nossa e por outro, porque eles utilizam bastante a Páprica, uma especiaria feita de pimentão doce presente em quase todos os pratos do país.
Aqui vos deixo algumas informações sobre os mais tradicionais:

Goulash Soup
Uma sopa deliciosa, feita com carne, batatas, cebolas, cenouras e claro, muita páprica.

Lángos
Um pão achatado frito com cobertura do que vocês quiserem: queijo, frango, presunto, vegetais...
O melhor sitio para provar este prato é no Mercado Central, de pé e sem medo de se sujarem.

Sanjitos
São uma espécie de bolinhas de queijo, tipo o pão com queijo feito na gastronomia brasileira.

Pörkölt
Ensopado de carne com páprica

Töltött káposzta
Repolho recheado com carne e arroz.

Paprikás Csirke
Pedaços de frango cozido com molho.

Rétes
Este prato é uma sobremesa. Na realidade é um strudel húngaro, mas está delicioso, e o melhor sitio para o comerem é no Elso Pesti, o primeiro restaurante em Peste especifico neste prato – e o melhor!

🍴 Onde comer bem e barato? Restaurantes recomendados.

Aqui vos deixo uma sugestão de alguns restaurantes com preços mais acessíveis onde poderão provar os pratos mencionados anteriormente:

- Ildikó Konyhája
- Frici Papa - Este restaurante é um dos mais económicos de toda a cidade
- Leves (Este é um restaurante que serve maioritariamente sopas).
- Menza
- Hoppacska - Neste restaurante encontraréis doces, os famosos Trdelniks.
- Fakanal - Este restaurante encontra-se no Mercado Central
- Mazel Tov - Encontraréis este restaurante Libanês no Bairro Judeu, mas tenhas cuidado, como está sempre cheio é preciso fazer reserva com bastante antecedência.
- Lecso - O preço médio por menú é de 10€ por pessoa com bebida incluida.
- Oktogon Bustro
- Dobrumba
- Karaván
- Teresa


🍻 Se quiserem sair à noite ou mais ao final da tarde para tomar uma cerveja, podem fazê-lo num Ruin Bar, estes espaços são na realidade casas abandonadas que foram reutilizadas. Os donos pagam uma módica quantia pelo aluguer deste espaço e em troca utilizam-nos como bares em ruinas, mas com uma decoração muito alternativa e moderna. É o sitio perfeito para conhecer budapeste à noite.


🍺  Szimpla Kert
🍺  Instant-Fogas Complex
🍺  Púder Bárszínház
🍺  Mazeltov

📅 Quantos dias são necessários para visitar a cidade?

Budapeste pode ser visitada em dois dias completos, se vocês quiserem ver somente nas principais atrações. No entanto e se quiserem aproveitar com calma e apreciar melhor a Pérola do Danúbio, o mais indicado seriam entre três a quatro dias.

Qual é a melhor estação do ano para visitar Budapeste?

Budapeste é uma cidade com estações do ano bem definidas, e por isso, a melhor época vai depender um pouco do vosso objetivo de viagem.
Se vocês gostam do frio os melhores meses são entre dezembro e fevereiro, uma vez que as temperaturas podem chegar a abaixo de zero graus.

Durante os meses de março e abril as temperaturas estão mais agradáveis e ocorre o Festival da Primavera na cidade, o maior evento de todo o país, assim sendo, fiquem atento aos preços dos hotéis.

Em Budapeste, o verão ocorre entre junho e agosto, com temperaturas que podem chegar até aos 30°C. Mas lembrem-se que, ao serem os meses mais amenos, são também os mais procurados e, portanto, os preços ficam mais caros e os lugares mais lotados também.

💰 Qual é a moeda utilizada em Budapeste?

A Hungria possuí uma moeda própria, chamada de Florim Húngaro ou Forinte (Ft). Assim sendo, o melhor é levarem dinheiro em euros e trocarem nas casas de câmbio que encontrarão na cidade, ou utilizarem um cartão de crédito. Existem alguns cartões que estão desenhados especialmente para vos ajudar a conseguir a melhor rentabilidade sobre as taxas cobradas nos câmbios de moeda fora da comunidade Europeia – vejam o seguinte link:

As notas do Florim Húngaro são divididas em valores de 500, 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000 e as moedas são em 5, 10, 20, 50, 100 e 200.

🛀 Os famosos banhos termais de Budapeste

Conhecida como a capital mundial das águas termais, Budapeste oferece diversas opções de banhos de água morna que brotam diretamente da terra. São vários em toda a cidade e a tradição vem da época dos romanos, que adoravam um banho público. Os banhos termais são procurados tanto por turistas quanto moradores, e chegam a formar filas na porta dependendo da época do ano.
Atualmente, a maioria destes espaços contam com sauna, serviços de massagem, aluguer de lockers e até itens de higiene e banho.
Kiraly Bath é uma das casas mais antigas de Budapeste, oferecendo um banho turco medieval num prédio datado do século XVI. Sintam-se como se estivessem nos primórdios dos banhos termais!
Outro banho termal antigo é o Rudas Fürdő, que data do ano de 1560, com opções de banho noturno com vista para o rio Danúbio.

Szechenyi Spa Baths é uma das mais famosas casas de banho em Budapeste. Construída em 1913 é um dos maiores spas da Europa, com piscinas externas e internas em uma construção de estilo neobarroco.
Espero que este artigos vos tenha ajudado, não se esqueçam de deixar os vossos comentários!

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments