Tânger, a entrada de Marrocos

By Isabel Pinto - julho 22, 2022

Como introdução gostaria de vos dizer que Tânger foi a primeira cidade que visitamos em Marrocos e também a primeira vez que pusemos o pezinho no continente Africano.

A princípio íamos com algum receio pelo que pudéssemos encontrar, pela cultura deles, pela comida ou até mesmo pela maneira como eles vivem uma vez que o povo marroquino está um pouco desvalorizado no resto da Europa e deixem-me que vos diga que ficamos apaixonados em seguida.

As cores da cidade, aquele movimento, os cheiros tão intensos e característicos das especiarias, e da sua deliciosa gastronomia, os pregões dos vendedores a tentarem captar um ou outro cliente, as muralhas da cidade e aqueles becos sem saída de uma ou de outra rua desconhecida, mas com tantas histórias para contar acerca de quem eles são, de quem este povo maravilhoso é.

Tânger não é apenas a encruzilhada entre a Europa e a África, onde se misturam dois mundos harmoniosamente, mas também a cidade onde Hércules pernoitou antes do penúltimo dos seus 12 trabalhos e uma cidade que mistura traços Europeus e Islâmicos, modernidade, cultura e tradição.

Aqui convergem influências e podemos ver que o Kasbah e o parque Mendoubia estão lado a lado com uma autêntica Medina. E não muito longe, encontramos a Plaza de Toros ou o Teatro Cervantes, o café Hafa onde Sean Conney e os Rolling Stones se sentaram no passado para disfrutar de um simples chá de menta.

Querem conhecer mais? Venham daí comigo...

👉 Grand Socco

Socco é o nome que os marroquinos dão aos seus grandes mercados. Existe um em cada cidade principal de Marrocos e nele podem encontrar de tudo, desde especiarias, frutas e legumes, carnes, bugigangas, bijuterias, tapeçarias, louças e as famosos peças de roupa fabricadas com peles de animais tingidas e fabricadas por eles mesmos.

Os doces tradicionais árabes também têm o seu lugar neste mercado, assim como as azeitonas, pimentas e óleos.

O Grand Socco encontra-se perto da praça 9 de Abril, junto da Medina de Tânger e é um lugar muito interessante para visitar e observar os costumes deste povo.

👉 Dar El Makhzen

Este “Museu das Culturas Mediterrâneas” encontra-se situado no antigo palácio do sultão, fundado entre 1672 e 1727 durante o reinado de Moulay Ismail após a expulsão das tropas Inglesas.

E para vos ser sincera, não entrámos, tivemos um pequeno contratempo e ficamos com muita pena, mas se tiverem a oportunidade, aconselho-vos a visitar a elegante obra-prima de “O Dar al Boukharil, o pátio principal e o Riad, um magnifico jardim árabe-andaluz e entre outros artefactos, o belo mosaico romano intitulado como “Viagem de Vênus”.

👉 Kasbah

A muralha de Tânger, ou Kasbah como é conhecida foi o elemento fundamental para a apropriação desta pequena cidade de Marrocos.

Esta muralha estendia como um conjunto de estruturas defensivas em permanente evolução num período da história da arquitetura militar em que as armas de arremesso mecânico foram substituídas pelas armas de fogo.

👉 Medina de Tânger

A Medina de Tânger (palavra árabe utilizada para descrever a cidade antiga) abrange sobretudo uma parte histórica desta cidade em tempos de guerras e conquistas. Esta espécie de centro urbano antigo foi erguido pelos árabes no século IX e atualmente abriga palácios, minaretes, hotéis, restaurantes mesquitas e um comércios bem variados com pequenas lojas e alguns atelieres de alfaiates que tecem os famosos tapetes, mantas e tecidos de Marrocos.

Esta parte da cidade oferece-vos ainda uma vista imperdível do porto da baía com vistas para Espanha e Gibraltar e se esperarem pelo entardecer, podem disfrutar de um bonito pôr-do-sol.

👉 Ruelas da cidade antiga

A parte mais gira de Tânger são as suas ruelas encantadas, cheias de casas coloridas e becos sem saída, dentro da muralha, onde podemos encontrar a cidade antiga, descobrimos que as ruas parecem um verdadeiro labirinto, algumas são escuras, mas outras são cheias de encanto e o melhor é deixarem-se à deriva para conhecer o desconhecido.

👉 Café Hafa

Como referi anteriormente, este é um spot a não perder numa visita a esta cidade, este café ficou famoso não só por ter contado com a presença de famosos como Sean Conney ou os Rolling Stones, mas também pelo seu ambiente acolhedor e pelas vistas sobre o mar mediterrâneo. É um lugar de visita obrigatória e vai saber mesmo bem descansar um pouco e saborear um chá de menta depois de um dia a caminhar para trás e para a frente.


O que ver nas redondezas de Tânger?

👉 Park Rmilat

Este parque é uma reserva natural e encontra-se nas redondezas de Tânger. É uma bonita opção de passeio caso sejam amantes da natureza ou decidam passar mais de 3 dias na cidade.

👉 Cabo Espartel

O Cabo Espartel fica situado no extremo noroeste da costa do continente africano a 14km da cidade de Tânger e foi construído no ano de 1864 pelo sultão Muhammad III.

A vista panorâmica do Farol do cabo Espartel é estonteante, no horizonte podem observar a união entre as águas turquesas do mar mediterrâneo com as águas escuras e agitadas do imenso oceano atlântico – uma pintura sem igual desenhada pela própria natureza.

Além de ser um local que vos deixará anestesiados com a beleza das águas, a brisa refrescante também vos traz aquele aroma a maresia sem igual, tornando a vossa experiência de visita a um farol cuja luz se pode ver a 23 milhas náuticas totalmente sensorial e inesquecível.

👉 Grutas de Hércules

Estas grutas recebem o seu nome pelo famoso herói da mitologia Grega – Hércules, que segundo a lenda pernoitou nas grutas durante a sua longa caminhada, enquanto ia a caminho de roubar as três maçãs douradas do Jardim das Hespérides, o penúltimo dos seus 12 trabalhos.

Podem encontrar estas grutas muito perto do ponto turístico mencionado anteriormente.

Uma outra lenda diz que a caverna é o único extremo de um túnel de 24 quilómetros que faz a ligação entre Marrocos e Espanha, um conto popular que explica como os famosos macacos de Gibraltar oriundos de África foram lá parar.

Uma coisa é certa, não encontrarão macacos, nem o herói grego, mas a visita vale a pena já que este complexo conta com duas aberturas, uma delas enfrenta o mar, assemelhando-se à forma de África e dizem ter sido criada pelos fenícios e a outra abertura que enfrenta a terra foi criada pelos berberes locais, que cortaram as suas pedras e rochas.

👉 Aldeia Asilah

Se durante a vossa estadia ainda tiverem tempo, aconselho-vos a visitar a pequena localidade de Asilah situada a 40 quilómetros de Tânger, numa planície da costa atlântica. Uma estância balnear, popular principalmente entre o povo local, e o turístico pelo seu urbanismo, cultura e festivais de verão.

Aqui poderão disfrutar ainda de alguma arte urbana desenhada nas paredes das casas e da sua fortificação originalmente construída e ocupada por portugueses entre 1577 e 1589.

Se entretanto decidirem passar a manhã e almoçar por estes lados, aconselho-vos a provarem a deliciosa comida do restaurante Farah.

Espero que tenham gostado deste artigo, e não se esqueçam de deixar as vossas dúvidas e comentários.


  • Share:

You Might Also Like

0 Comments