Que ver em Budapeste, Húngria

By Isabel Pinto - março 25, 2021

Budapeste é uma cidade que está dividida em dois pelo rio Danúbio.
De um lado temos Buda, e do outro Peste.
É a capital Húngara e tem um encanto particular, os seus edifícios grandiosos dão-nos a entender que é  um dos principais centros financeiros e mercantis de toda a Europa.
Os seus habitantes são simpáticos e muito humildes, a comida é deliciosa e muito parecida com a nossa gastronomia Portuguêsa, e se tiverem a sorte de visitar esta cidade durante os primeiros dias de Julho, poderão enamar o intenso perfume a flor de Tilia, que provem das árvores junto às márgens do rio proporcionando-nos um agradável passeio.
Para visitar esta capital e conhecer um pouco mais da sua cultura vão precisar de pelo menos dois dias. Neste artigo, deixo-vos algumas dicas dos locais a não perder.



O que visitar em Budapeste?

👉 Castelo de Buda
O Castelo de Budapeste ou Palácio Real fica localizado no alto da colina de Buda e foi construído no século XIV, e durante a Segunda Guerra Mundial ficou quase em ruínas, sendo reconstruído mais tarde ao estilo neoclássico.
Para lá chegarem, podem fazê-lo através do funicular, ou caminhando, pela enorme escadaria que se encontra do lado direito do funicular.
No seu interior podemos encontrar a Galeria nacional Húngara, o Museu de História de Budapeste e a Biblioteca Széchenyi.
Horário dos Museos: De terça a domingo das 10:00 às 18:00h.

👉 Bastião dos Pescadores
O Bastião dos Pescadores ou Halászbástya em Húngaro, é um terraço construído e inaugurado no ano de 1902 ao estilo neogótico e neorrománicoque se encontra situado na colina de Buda.
As suas sete torres representam as sete tribus que fundaram o país e a melhor hora para visitarem este local é ao cair da noite, onde poderão disfrutar de um bonito pôr-do-sol e ver as primeiras luzes da cidade acenderem-se pouco a pouco.

👉 Igreja de Matías
Ao lado do bastião dos Pescadores, podem encontrar a Igreja de Matías. Uma Igreja católica Romana, a mais famosa de Budapeste, localizada no coração do distrito de Buda esta igreja foi construída entre os séculos XIII e XV e recebeu uma importante reforma no final do século XIX.
Esta igreja foi a sede de casamentos e coroações reais durante muito tempo, a mais importante foi a de Carlos IV o último rei da dinastia dos Habsburgo em 1916.
Desde aqui as vistas são igualmente agradáveis e muito bonitas.

👉 Ponte dos Cadeados
Esta ponte foi considerada uma das mais bonitas do mundo e é sem dúvida um dos locais de visita imprescindível em Budapeste uma vez que ela é um dos elos principais que unifica ambas as partes desta cidade.
Esta ponte foi destruída durante a segunda guerra mundial a mando das tropas Alemãs, e mais tarde reconstruída e inaugurada no ano de 1949.
Se tiverem a oportunidade de jantar a bordo de um cruzeiro pelo rio Nilo, poderão ver esta ponte de outra perspectiva e apreciar a beleza das luzinhas que a iluminam durante a noite.

👉 Parlamento de Budapeste
O Parlamento de Budapeste encontra-se localizado aos pés do rio Danúbio e é o edificio mais famoso da cidade.
Este edifício espetacular, construído ao estilo neo-gótico pode ser visitado tanto por fora como por dentro, onde podem encontrar uma incrível decoração de mármore e ouro, no entanto, o seu maior tesouro é a coroa de São Estevão que se encontra na sala da cúpula.  Podemos ainda destacar a escadaria principal e a antiga Camâra Alta.

A visita guiada a este local não é recomendada, eu diria que é obrigatória para poderem entender a história e muitas das curiosidades da cidade.
A entrada a este edificio tem um custo aproximado de 25,00€ com guia incluido e recomenda-se comprar os bilhetes antecipadamente. Podem fazê-lo online através da seguinte página web: www.jegymester.hu  ou em www.getyourguide.com . 
Horário de visita: Aberto todos os dias entre as 08h e as 18h. Domingos até às 16h.

👉 Monumento dos Sapatos de Budapeste
Ao lado do Parlamento, nas márgens do rio Danúbio podemos ainda encontrar o comovedor monumento dos sapatos de Budapeste, construído em homenagem a todos os Judeus assassinados durante o holocausto da Segunda Guerra Mundial.

👉 Basílica de São Estevão
Esta Basílica Católica é a maior de Budapeste, e conta com uma capacidade de 8.500 pessoas. Foi contruída ao estilo neoclássico e se a visitarem, não se esqueçam de subir à sua cúpula, de onde poderão obter uma das melhores vistas sobre Peste e o Parlamento.

👉 Termas de Széchenyi
A entrada neste local tem um custo de 4900Ft e podem lá estar todo o dia.
Podem usufruir de banhos termais, piscina externa, sauna, jacuzzi, e banhos turcos.
Esta opção será uma boa ideia para relaxar depois de uma longa caminhada durante estes dias.

👉 Rua de Váci Utca
Váci Utca é uma rua peatonal cheia de lojas e restaurantes que acabou por se converter numa paragem obrigatória de Budapeste. Num dos extermos podemos encontrar a Praça Vorosmarty com um vaivem de gente diurno e nocturno. No Natal este local dá lugar a um bonito mercado de Natal onde podem encontrar de tudo e mais alguma coisa e onde um delicioso cheirinho a vinho doce aquecido paira no ar.

No outro extremo, podemos encontrar o Mercado Central de Budapeste (Mercado de Fovám Tèr), o maior e mais famoso dos cinco mercados que se contruíram no final do século XIX.
Aqui podem cmprar frutas e verduras frescas, peixe, carne e os mais variados suveniers da cidade.

👉 Sinagoga de Dohány Utcai
A entrada neste local custa 4.000 FT. Cerca de 12,00€ e esta é a segunda sinagoga maior do mundo, depois da Sinagoga de Nova York.

👉 Kelvin Tér (museu nacional)

👉 Praça dos Heróis

👉 Jardins de Citadella (onde encontrarão a melhor vista da cidade)
Neste local, poderão visitar a Sziklatemplom, uma igreja que se encontra localizada dentro de uma cova. A entrada tem um custo de 600Ft e está aberta todos os dias entre as 8h30 e as 17h30.
A fortaleza que podemos observar desde este local mede cerca de 220 metros de comprimento e 60 de largura.

Os seus grandiosos muros têm cerca de 40 metros de altura e ao final da segunda guerra mundial os Húngaros quiseram destruí-la, no entanto, em 1960 foi preservada, recontruída e declarada lugar de interesse turístico.

Poderão encontrar mais dicas de onde dormir, o que comer ou como se deslocar através dos seguintes links:


  • Share:

You Might Also Like

0 Comments