Que ver na Eslovênia

By Isabel Pinto - setembro 27, 2022

Eslovénia é provavelmente aquele país da europa que fica ali, num recanto qualquer, que todos já ouviram falar, mas que nunca ninguém pensou como um destino de férias ou uma primeira opção a conhecer.

Não tem praias de areia branca e águas cristalinas como Croácia, o seu país vizinho, não tem um monumento extraordinário como o edifício do parlamento, situado em Budapeste, não tem uma cidade histórica e encantadora com gôndolas como Veneza, nem tampoco têm a tarte Sacher, aquele bolo delicioso de chocolate com recheio de alperce como os Austríacos, mas tem muito mais que isso para oferecer.

Confesso que a principio eu também pensava um pouco assim: Eh e se fossemos passar uns dias à Eslovénia e ver o que encontramos por lá? Se calhar voltamos desiludidos e mal gastamos tempo e dinheiro, com tantos lugares bonitos no mundo para conhecer.

Ao final de 2 dias de pesquisa intensa, a minha maneira de pensar mudou completamente, e querem saber porquê? Aqui vos deixo 10 razões para conhecer este país.


👉 Ljubljana, a cidade dos dragões

Eslovénia é um país relativamente recente, foi formado a 25 de junho de 1991, após a sua independência com a Jugoslávia e conta atualmente com pouco mais de 2 milhões de habitantes, sendo que a maior parte deles vive na capital Ljubljana, também conhecido por ser a cidade dos dragões, pela lenda que ela carrega há centenas de anos.

Segundo a lenda, Ljubljana era dominada por um terrível dragão que aterrorizava os seus habitantes. Depois de muito tempo de solidão e destruição, o dragão apaixonou-se e da união nasceu o primeiro dragão artista do mundo, que adorava os humanos e ficava na ponte a observar os casais de namorados.

Os seres mágicos que viviam no rio gostavam muito dele e enfeitiçaram-no para ele adormecer, ter uma vida mais longa, e estar sempre ali na ponte. Em homenagem, decidiram mais tarde criar outros 3 exemplares.


👉 A Magia do Lago Bled

Quando procuramos mais informações sobre este país na internet, a primeira imagem que nos aparece é a de um lago de cor azul cristalina, com uma pequena ilha verdejante no meio, e uma igreja. Este é o cartão de boas-vindas ao lago Bled, um lago que merece a pena visitar e que se encontra a pouco mais de 50km da cidade de Ljubljana.

Este lago possui origens glaciares e téctónicas. Tem cerca de 2120 metros de comprimento, 1380m  de largura e conta com quase 30 metros de profundidade.

O lago em si já é bonito, a cor das águas, os sendeiros que o rodeiam, a natureza que o envolve ou até mesmo a paisagem de fundo com os Alpes Julianos e o parque natural de Triglav salpicadas de neve. É o lugar perfeito para passar um domingo à tarde, em familia, ou com os amigos.


👉 Parque Nacional de Triglav

A oeste de Bled encontramos o Parque nacional de Triglav, o espaço natural maior e mais espetacular da Eslovénia. As suas montanhas formam parte dos Alpes Julianos e o pico mais alto é o Triglav com 2.864 metros. Aqui podemos fazer rotas de senderismo e ver lugares que nos deixam de queixo caído como o Vale de Soca que atravessa o rio como o mesmo nome, com as suas águas de cor turquesa, fazendo deste, o cenário perfeito para acampar, ver a Ponte de Napoleão ou fazer turismo mais activo como kayak ou parapente.

Ainda em Triglav, podemos encontrar Kobarid, uma pequena localidade vinculada à Primeira Guerra Mundial. A sua principal atração é a cascada de Kozjak, um conjunto de saltos de água com uma cascada de 15m ao final e várias poças de água ideais para tomar um banho durante os dias quentes de verão.

👉 Lagos Bohinj e Lago Jasna

Ainda em Triglav, no parque nacional, podemos visitar dois dos lagos mais bonitos do país: Bohinj, que se encontra a 30km do lago Bled, e é o maior da Eslovénia.
Aqui, podem alugar um barco e dar um passeio de duas horas tranquilamente com a sensação de que não existe mais nada à volta para além da paz e da harmonia que o envolve.

E o Lago Jasna, este não é demasiado grande nem profundo, mas em conjunto com as paisagens que o rodeiam é um autêntico postal. Na realidade é um lago artificial que atrai todos os dias de verão imensos amantes da pesca.
Se o visitarem à primeira hora da manhã parece um espelho, refletindo as montanhas.
 


👉 Castelo Medieval de Predjama

A combinação entre o natural e o artificial, o trabalho do ser humano e a criatividade da natureza criaram a jóia do conto de fadas e dos cavaleiros que cavalgavam em tempos medievais.

O castelo de Predjama encontra-se num penhasco de 120 metros, contruído dentro de uma gruta, numa posição estratégica para dificultar a invasão dos enimigos. Está registado no libro de recórdes do Guinness, e é testemunha da época em que a comodidade foi substituída pela segurança e pelo som das armas, que muitas vezes soava mais forte do que a doce melodía dos trovadores.


👉 Grutas de Postojna, as maiores da Europa

Eslovénia conta com cerca de 13 mil grutas que se encontram espalhadas ao longo de todo o país, e este, é o único local onde podem ver o brilhante mais preciso sob a forma de um sistema de grutas, e ainda conhecer os seus dragões bebés.

As grutas de Postojna são as únicas covas crásticas com um sistema de caminhos de ferro contruídos há mais de 140 anos e que ainda hoje funcionam. Este pequeno comboio faz a ligação entre os túneis, galerias e salas subterrâneas. Durante a visita guiada a este lugar, que dura cerca de uma hora e meia, poderão conhecer as particularidades crásticas mais importantes: o espeleotema mais alto de 16 metros de altura chamado Neboticnik (arranha-céus), o simbolo branco cristalino da gruta de Postojna conhecido como diamante, os postos de correio subterrâneos mais antigos do mundo e um animal subterrâneo que pode viver durante cerca de 100 anos que se assemelha a um pequeno dragão bebé - o Proteu.


👉 Cavernas de Skocjan

A 30km de Postojna, encontramos as assombrosas cavernas de Skocjan, consideradas património da humanidade desde 1986. A diferença entre estas cavernas e as grutas de Postojna é que na realidade, estas oferecem apenas um grande espaço oco, um dos canhões subterrâneos mais compridos do mundo, que conta com um total de 6,2km.

Durante a visita a este lugar, terão a oportunidade de percorrer 3km a pé e visitar o lugar mais impactante, a sua cavidade central que faz lembrar o típico abismo do filme "O Senhor dos Anéis" com os corredores iluminados e uma ponte de 47 metros de altura, que cruza o rio Reka. É abrumador!

👉 Cidades costeiras de Piran, Koper e Izola

Como referi anteriormente, Eslovénia não é um país muito conhecido pelas suas praias paradisíacas, no entanto, o mesmo conta com cerca de 50km de costa  litoral, onde podemos encontrar algumas cidades costeiras encantadoras como Koper, Izola ou Piran. Com as suas muralhas medievais, as pequenas ruelas revestidas de paralelos, a sua arquitetura gótica veneziana, os seus telhados de cor vermelha e uma igreja que oferece as melhores vistas sobre o Mar Adriático.

Um lugar para descansar, disfrutar do mar, e saborear a gastronomia local!


👉 Desfiladeiros de Tolmin e Vintgar

Embora estes dois se encontrem em pontos completamente opostos no mapa, decidi juntá-los por terem a mesma peculiriedade, a sua beleza e força com que se apresentam.
Estes são os desfiladeiros mais bonitos que podem encontram na Eslovénia.

Tolmin, é um canhão por onde passa a água cristalina que vos deixará sem aliento, um recinto muito bem conservado, com caminhos que formam uma rota circular que podem percorrer em apenas 1 hora, com vistas para o rio.
A entrada tem um custo de 5,00€ e está aberto de abril até meados de novembro.

Vintgar, é um canhão formado pelo rio Radovna, de pequenas cascadas rápidas que se prolongam por 1km e meio. Durante este percurso, encontramos passadiços de madeira que nos permitem disfrutar ao máximo da cor das águas e nos fazem sentir pequenos entre as suas paredes de mais de 50 metros de altura.


👉 Ptuj, uma cidade com encanto

Dizem que Ptuj é a cidade mais antiga da Eslovénia. Esta tem uma parte antiga medieval cheia de história. Se passarem por aqui, têm de visitar o campanário da igreja principal, subir ao castelo para contemplar os telhados vermelhos das pequenas casinhas, visitar o mosteiro de Ptuj e a junta da freguesia.
É um local pequeno, perfeito para uma excurção de um dia.

Se tiverem a oportunidade de a visitarem entre finais de Fevereiro e inicios de março, é especialmente recomendada já que celebram um carnaval com disfarces tradicionais muito divertido.



  • Share:

You Might Also Like

1 Comments

  1. They respect gambling guidelines and age restrictions, providing a superb real money gaming experience in a secure surroundings 카지노 사이트 dedicated to gamers' welfare and safety online. Essentially, you play by betting fake money in your hopes of constructing the strongest possible hand. You then resolve whether or not to keep the playing cards you’ve been dealt. You can press ‘deal’ twice, to build the strongest possible hand. If you win, your coins/play money will be added to your bankroll. Multi Play allows gamers to play as many palms of playing cards as they please.

    ResponderEliminar