Rota de 11 dias na Jordânia

By Isabel Pinto - dezembro 10, 2022

Viajei até um país longínquo sem qualquer expectativa e o universo privilegiou-me com uma das experiências mais gratificantes de todas.

Senti uma mistura de sentimentos ao contemplar tamanha magnificência quando vi o tesouro de Petra pela primeira vez, bailei debaixo de um céu completamente estrelado no deserto de Wadi Rum, assisti ao melhor pôr do sol no mar vermelho, senti-me literalmente a flutuar no mar morto, o ponto mais baixo do planeta Terra, fiz barranquismo e deixei-me levar pela corrente das águas no interior do parque nacional de Wadi Mujib.
Fiquei maravilhada com a azáfama, com as cores, com os sons e com a cultura de Amman, a capital deste país tão rico em tudo aquilo que o ser Humano perdeu há muito tempo.

Senti o sabor do chá buduíno nos dias mais quentes, o que, curiosamente me acalmou a sensação de calor. Provei da gastronomía que eles oferecem com tanta simpatia, sorri com cada sorriso dos habitantes locais, senti a brisa do amanhecer em cada pequena aldeia onde acordavamos, e adormeci com a melhor das sensações, pensando que era exactamente ali, onde eu desejava estar naquele momento.

Obrigada Jordânia por despertares em mim tanto, com tão pouco!

Aqui vos deixamos o nosso roteiro de 10 dias para terem uma ideia e se organizarem melhor, sem perder um único detalhe dos pontos mais importantes da Jordânia.

Voamos para Roma numa sexta-feira à noite, dormimos (se é que se pode chamar dormir lololll) no aeroporto e às 6:00h da manhã estávamos a apanhar o voo directo para a Jordânia, a duração deste voo foi de 3 horas e meia mais ou menos.

Dia 1 - Chegámos ao aeroporto de Amman no sábado por volta do meio dia, temos que ressaltar que na Jordânia são três horas mais do que em Portugal.

Fomos buscar o carro que já tinhamos alugado por internet, arranjamos algo de comida e seguimos viagem para o castelo de Al Karak, a visita foi de uma hora e depois seguimos viagem para Wadi Musa, a cidade mais perto das ruinas de Petra, onde pernoitamos durante 3 noites.

Dia 2 - No nosso segundo dia, fomos conhecer a pérola da Jordânia, estávamos radiantes, e portanto passamos todo o dia a explorar estas ruinas.

Dia 3 - O roteiro do terceiro dia, foi mais ou menos parecido com o anterior, já que este complexo de ruinas é enorme (nem imaginam quanto) e portanto, decidimos passear tranquilamente e ver o que nos faltava.

Dia 4 - Na manhã do quarto dia, levantámo-nos cedo, tomamos o pequeno almoço no hotel e seguimos viagem até ao Deserto de Wabi Rum, onde passámos todo o dia a fazer uma excurção pelas areias vermelhas deste deserto e pernoitamos sob um céu incrívelmente estrelado.

Dia 5 - Aproveitamos para ver algo mais do deserto, fizemos uma excurção a bordo de um comboio local e assistimos a uma peça de teatro onde nos davam a conhecer um pouco mais da história da conquista deste país, mas atenção que esta actividade só está disponível segundas, quartas e sextas.

Mais tarde, voltamos à estrada e conduzimos até Aqaba, onde passamos a noite.

Dia 6 e 7 - Estes dois dias foram passados em Aqaba a descansar e a apanhar sol, o Rafael aproveitou para fazer mergulho e ver um antigo avião de guerra que se encontrava no fundo do mar.

Na minha opinião, não vale assim tanto a pena, a areia é grossa, tem bastantes pedras, a água não é assim tão cristalina, e do que resta para ver da cidade, fazêmo-lo bem em meio dia. Foi um pouco decepcionante para vos ser sincera.

Dia 8 - No oitavo dia do nosso roteiro fomos conhecer o mar morto, pelo caminho, passamos pelo canhão de Wadi Mujib e fizemos uma actividade totalmente radical para subir os animos, subimos, descemos, nadamos, escalamos e terminamos por descobrir umas quantas cascadas de água lindas de morrer naquilo que se intitula como Barranquismo. Amámos.

Mais tarde, fomos até ao mar morto onde assistimos a um bonito pôr do sol, flutuamos nas suas águas salgadas, besuntámo-nos com lodo e dormimos num hotel com meia pensão.

Dia 9 - Quase a terminar a nossa viagem, empreendemos caminho em direção a Amman, a capital da Jordânia onde pernoitamos durante as nossas últimas 3 noites, pelo caminho e antes de lá chegarmos fomos ver o local onde João Batista tinha batizado Jesus Cristo, o Monte Nebo e os impressionantes mosaicos da cidade de Madaba, algo que não estávamos nada à espera de encontrar, foi alucinante.

Dia 10 - Aproveitamos para ver as ruinas de Jerash, e conhecer um pouco mais da cultura Romana establecida há muitos anos atrás neste país, através de alguns vestigios de uma ou outra construção que ainda se mantêm em muito bom estado de conservação.

Dia 11 - O nosso último dia foi passado a descobrir a capital, caminhamos pelas ruas cheias de locais e turistas, visitamos o museu nacional, tiramos algumas fotografias desde o ponto mais alto, onde conseguimos uma vista única e especial desde a parte mais baixa e antiga da cidade, e deliciamo-nos com alguns cheiros e sabores provenientes do mercado principal, foi a cereja no topo do bolo.

Dia 12 - E, a nossa viagem tinha chegado ao fim, era dia de regressar a casa. Devolvemos o nosso "ferrari", que por certo foi uma grande experiência, uma vez que na Jordânia os carros são todos automáticos, apanhámos o avião de volta a Roma por volta das 10h00 da manhã, e ao fim da tarde, apanhamos denovo um voo, desta vez desde Roma até Barcelona.

Espero que este meu testemunho e organização possa de alguma forma ajudar a alguma alminha viajante, porque a Jordânia é um país muito rico em pequenas coisas, foi uma das nossas melhores aventuras.


  • Share:

You Might Also Like

0 Comments