Castelos da Jordânia

By Isabel Pinto - novembro 18, 2022

A principal atração do povo buduíno pelo deserto, ainda hoje continua a ser um autêntico enigma. No entanto, ao longo dos séculos, uma invocação oculta, incentiva este povo a percorrer centenas de quilómetros em território árido e hostil sob um sol impiedoso. É precisamente sob este cenário que podemos encontrar as ruinas dos mais bonitos castelos do deserto da Jordânia. 
Na verdade, são palácios, hospedagens e banhos que na sua maioria datam da dinastia Umayyad e situam-se ao longo da rota que fazia a ligação entre a Siria e o interior árabe.

Neste artigo, deixo-vos um pouco mais de informação sobre 5 castelos que podem visitar em território Jordano que merecem a pena.



Castelo de Al Karak

Localização: Este encontra-se a 132 km de Amman e a 41 km do Mar Morto.
Horário de abertura:
Preço da entrada: 2 JOD (entrada incluída com o Jordan Pass)

A silhueta marcante desta cidade e do castelo fortificado indicam a razão pela qual o destino dos reis e das nações foram decididos naquele lugar durante milênios.
Podemos aceder a este local através da estrada dos reis, a leste ou pelo Mar Morto, a oeste. Actualmente, a cidade conta com cerca de 170 mil habitantes e o maior protagonista, continua a ser o castelo de Karak. 

Com 220 metros de comprimento, e a 900 metros acima do nível do mar, este possuí um vale estreito e profundo, como um fosso que o separa de uma colina adjacente. Apesar de ser um castelo que pertence ao século XII, Al karak é uma fortaleza, desde os templos bíblicos.


Castelo de Showbak

Localização: Este encontra-se a 32 km da cidade de Wadi Musa.
Horário de abertura:
Preço da entrada: 1 JOD (entrada incluída com o Jordan Pass)

Este castelo, que se localiza a pouco menos de uma hora de Petra, é a recordação isolada da antiga glória dos Cruzados. Outrora chamado "Monte Real", Showbak remonta ao mesmo periodo turbulento de Al karak. Podemos encontrá-lo, no cimo de uma colina, e o seu exterior é impressionante, com uma porta imponente e uma muralha tripla.

No entanto, a sua fortaleza caiu após 75 anos da sua construção, sob as mãos de Saladino. Numa das ruinas das muralhas ainda podemos ver as inscrições dos seus orgulhosos sucessores.

Castelo de Ajlum 

Localização: Este encontra-se a 70 km de Amman e a 22 km das ruinas de Jerash.
Horário de abertura:
Preço da entrada: 3 JOD (entrada incluída com o Jordan Pass)

Este, é um belo exemplar da arquitetura islâmica, que dominava uma grande parte do norte do vale do Jordão. Ajlum protegia as rotas de comunicação entre o Sul da Jordânia e a Siria, fazendo parte de um conjunto de fortalezas que tinha um sinal luminoso à noite, utilizado para transmitir sinais de Eufrates até ao cairo, no Egipto.

Hoje, o castelo de Ajlum é um monumento magnifico, com uma série de torres, câmaras, galerias e escadarias para explorar, ao passo que a sua posição, no alto de uma colina oferece umas vistas alucinantes sobre o vale do Jordão.

Castelo de Azraq

Localização: Este encontra-se a 129 km de Amman, em direção a Oeste.
Horário de abertura:
Preço da entrada: 1 JOD (entrada incluída com o Jordan Pass)

Um castelo histórico do deserto, que se encontra na aldeia de Azraq Norte. Devido à sua localização estratégica, e por se encontrar perto de uma fonte de água, foi várias vezes ocupado por civilizações como a Omíada, Aiúbida e Otomana. Ficou famoso durante a Primeira guerra Mundial quando Lawrence da Arábia o utilizou como castelo base militar durante a Revolta Árabe contra os turcos.

Este foi construído de uma forma sólida a partir de basalto negro e a entrada, conta com uma porta impressionante de laje maciça de basalto.
As marcas que se encontram esculpidas no chão eram usadas pelos antigos guardiões da entrada para jogar com seixos e passar o tempo. No segundo andar, está o quarto de Lawrence, e ainda podemos ver uma pequena mesquita, no meio do pátio, um velho poço de água perto da muralha leste, uma masmorra no canto noroeste e vários estábulos, em frente da entrada principal.

Castelo de Qasr Amra

Localização: Este encontra-se a 85 km de Amman.
Horário de abertura:
Preço da entrada: 1 JOD (entrada incluída com o Jordan Pass)

O mais famoso dos castelo, declarado Património Mundial pela UNESCO, serviu antigamente de fortaleza e residência para os califas Omíadas. A cúpula e a casa de banho, são a parte principal do castelo e os arfrescos e mosaicos molduram o local, contando uma história de derrotas dos califas.

A sua localização está exposta a erosões, devido às tempestades de areia e inundações que acontecem durante o inverno, daí ter sido criada uma medida que tem colaboradp para evitar esta catástrofe. A plantação de árvores a leste e a norte, tem ajudado a reduzir o impacto da aridez do deserto, enquanto que as barragens de água a oeste, desviam a inundação causada pelas chuvas.



  • Share:

You Might Also Like

0 Comments