Local de Batismo - Jordânia

By Isabel Pinto - novembro 26, 2022

Quando olhamos para a Jordânia e consideramos que a maioria da sua população é Muçulmana, não imaginamos que o país guarda duas atrações muito importantes para os cristãos e para os Judeus: O Monte Nebo e o Local onde João Batista batizou Jesus Cristo.

Na realidade, a nossa tendência é olhar para um país muçulmano e pensar que sempre foi assim, por isso cometemos o pecado de esquecer alguns fatos históricos muito relevantes do cristianismo e do judaísmo que aconteceram ali.

Precisamos de nos lembrar que em tempos bíblicos, seja do velho ou do novo testamento, as fronteiras, sejam elas físicas, culturais ou religiosas simplesmente não existiam.
Naqueles tempos, ainda que houvessem guerras, povos sendo escravizados e êxodo, havia uma relativa mobilidade geográfica e a ideia de fronteiras era totalmente diferente daquilo que vemos hoje. Não tínhamos nações constituídas de forma organizada como temos hoje. Quando muito, existiam reinos com limites geográficos bastante incertos.

Além do local de batismo de Jesus e do Monte Nebo, acredita-se que as cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra, ou melhor as suas ruínas, possam estar na Jordânia.

Para quem não se lembra, estas seriam as cidades dos tempos bíblicos que teriam sido destruídas por uma chuva de fogo enviada por Deus como punição pela conduta supostamente pouco correta de sua população.

Acreditando ou não na história bíblica, o fato é que encontraram na região de Wadi Araba cidades que teriam sido destruídas em algum tipo de catástrofe naquela época. O solo revelou que ocorreu um grande terremoto com liberação de lava que dependendo da força pode ter subido aos céus e sido interpretada como uma chuva de fogo.

Para os cristãos em geral, a Jordânia guarda alguns dos locais sagrados que merecem a pensa a sua visita como este ponto que se encontra no rio Jordão, que faz fronteira com Israel.

João Batista, um senhor, que viveu por 20 anos na colina de Elijah, era conhecido por fazer batismos nas margens do rio. Contam que num primeiro momento, João teria reconhecido Jesus, filho da Virgem Maria e sabendo das suas qualidades, se negou a batizá-lo, afirmando que este é que o deveria de batizar a ele.

A partir desse dia, o local passou a ser de constante peregrinação, e é um local surreal em vários sentidos, a começar pela zona onde este se encontra. Esta é nada mais, nada menos que a zona do planeta mais militarizada e vigiada por fazer fronteira entre Israel, Jordânia e a Palestina. Esta área estava completamente cheia de minas terrestes, até ao ano de 1994, ano em que se deu a trégua entre estes 3 países.

O local do batismo foi descoberto em 1899, mas os constantes conflitos impediam qualquer exploração mais aprofundada no sentido de confirmar se se tratava ou não de um local sagrado. Uma vez confirmado por arqueólogos e historiadores, ao descobrirem um mapa de mosaicos na cidade de Madaba, este passou a ser preservado e santificado pelo Papa João Paulo II, mais tarde, durante o ano 2000.

Em 1994, com o tratado de paz, e após explorações deste local mais precisas, descobriram que aqui havia uma grande piscina, utilizada para os batismos e que foram construídas 5 igrejas em periodos de história diferentes, esta era na realidade, a confirmação da veracidade do local.

Por ser um local sagrado, não está permitido tomar banho, mas podem sempre lavar os braços e o rosto, ou levar um pouco de água para casa.

Algumas Dicas de como Chegar e o que Levar:

👉 Para chegar até este lugar incrível, e principalmente por ser uma zona altamente perigosa, só podem acceder com um tour guiado que tem a duração de 1 hora e se realiza em 7 idiomas diferentes, a cada 30 minutos.

👉Podem conduzir até um local designado e embarcar num pequeno autocarro organizado. Ainda assim, têm de caminhar durante cerca de 2km, por isso, é recomendado que levem um calçado e roupa cómodos, uma garrafa de água e protetor solar já que o sol é sempre muito quente na Jordânia.

👉 Outro fator imprescendível é o passaporte, já que este será solicitado à entrada deste local.

👉O horário de abertura é das 08:30h às 16:00h de Novembro até Março e das 08:30h até às 18:00h de Abril até Outubro.

👉A entrada tem um custo de 12 JOD, se comprarem no local ou de 8 JOD se decidirem adicionar este extra juntamente com a compra do JordanPass.
O local tem casas de banho e alguns restaurantes onde podem comprar bebidas e algo para comer.

👉Se estiverem alojados em Amman ou no Mar Morto, podem fácilmente conseguir uma excursão ou apanhar um táxi, negociando o preço até ao local onde estão os autocarros.
Se tiverem carro alugado, desde o Mar Morto, o trajecto é de 22km, aproximadamente 25 minutos.




  • Share:

You Might Also Like

0 Comments