Monte Nebo
Durante a nossa viagem à Jordânia, fizemos algumas paragem com passagens bíblicas como o Monte Nebo, que se localiza a 10km a Noroeste da cidade de madaba, trata-se de nem mais, nem menos da montanha desde a qual Móises alcansou ver, pela primeira vez, a Terra Prometida, pouco antes de morrer.
Este é um dos lugares mais importantes e visitados, atraíndo principalmente um turísmo religioso devido à sua grande influência nas passagens bíblicas. Pensa-se que os restos mortais do próprio Moisés descansam algures entre estas montanhas, assim como a Arca da Aliança, escondida por Jeremías.
Se as condições do tempo permitirem, é possivel observar o Vale do Rio Jordão, o Mar Morto, Belém bem lá ao longe e ainda o Monte das Oliveiras.
Também neste lugar, encontramos uma igreja, construída para comemorar a morte de Moisés. A serpente na cruz que se encontra no alto da montanha, representa a serpente de bronze de Moisés, assim como a cruz, onde foi crucificado Jesus Cristo.
No antigo local de batismo, podemos ver um dos mosaicos mais importantes da Jordânia, um mosaico bizantino que data do ano de 531 e se encontra em excelentes condições devido a que, em cima deste, existia um outro mosaico que o conservou até ao ano de 1976, ano em que este foi descoberto e restaurado. Hoje em dia, podemos observá-lo na parede da pia batismal.
Num pequeno painel exterior, aparecem assinaladas, as cidades de Jericó e Jerusalém. Segundo a Bíblia, há mais de mil anos atrás, o povo de Israel, chegaram a este monte, guiados pelo profeta Moisés, o Homem escolhido por Javé para os libertar do povo egípcio. Este pronunciou as seguintes palavras ao seu servo:
"Sobe as montanhas de Abarim até ao Monte Nebo, em Moabe, em frente de Jericó e comtempla a terra de Canaã, que dou aos meus filhos de Israel como propriedade.
Quando tiveres subido a montanha, morrerás, e reunirás com os teus, assim como o teu irmão Arão que morreu no monte Hor e foi reunido combém com os seus antepassados... Vocês verão a Terra prometida, mas não entrarão, porque a dou ao povo de Israel."
Se não estiverem muito familiarizado com estas passagens, aconselho-vos a passar igualmente, já que é um local cheio de boas energias e que desprende um certo interesse.
- A entrada neste local tem um custo de 3 JOD por pessoa, já que não está incluída no JordanPass.
Madaba, a cidade dos Mosaicos
A 30 km de Amman, encontramos Madaba, a cidade dos mosaicos que se situa mais precisamente num estrada com mais de 5 mil anos de antiguidade, conhecida como "O Caminho dos Reis".
E podemos dizer que foram os mosaicos que colocaram esta cidade no mapa, perto do Monte Nebo, já que este é o lar de muitos artefactos artesanais feitos de pedra e grandes detalhes da antiguidade. O mais famoso de todos, é conhecido como o Mapa de Madaba, a representação cartográfica mais antiga de Jerusalém e da Terra Santa que se conserva até ao dia de hoje e data do século VI. Este mural está feito com milhões de peças de azulejos que indicam os principais sitios bíblicos do meio oriente. Embora uma grande percentagem do mapa tenha desaparecido, ainda nos resta uma quarta parte, que é mais do que suficiente para deixar abromado a todo aquele que vê com os próprios olhos este mapa que cobre o chão da Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge.
No Parque Arqueológico da cidade, podemos observar um mosaico ainda mais antigo, que data do século I a.C e se forem apaixonados por este tema, podem visitar também a Igreja da Virgem dos Apóstolos e o Museu Arqueológico de Madaba, onde encontrarão detalhes florais incrivéis, plantas, aves, animais e cenas mitológicas da vida diária com criações elaboradas com grande encanto e dedicação.
Estes trabalhos estão espalhados por toda a cidade, desde igrejas a edifícios e como todas as cidades turísticas, aqui podem encontrar uma boa oferta de artesanía, com elementos completamente feitos à mão, para levarem para casa como uma recordação de madaba ou da Jordânia.
Catacumbas de São João Decapitado
Esta igreja do século XX esconde, debaixo dos seus cimentos, uma jóia artística arquitetónica de extraordinário valor. Falamos dos vestigios das catacumbas de uma antiga cidade com mais de 3000 anos.
O seu interior ainda conserva um poço da época Moabita e para aceder a este local têm de descer por uma escadaría sinalizada. A parte inferior da igreja é um museu onde podemos contemplar elementos religiosos, sendo que, o mais importante é o altar de São João Decapitado, local de oferendas dos seus fiéis.
Se continuarem a caminhar por um corredor estreito, cruzarão uma ponte que se comunica com as escadarias que conduzem ao interior da igreja.
Como Chegar ao Monte Nebo ou a Madaba?
- Desde Amman é possível chegar à cidade de Madaba em transportes públicos, e a viagem demora cerca de uma hora.
- Se tiverem veículo próprio a viagem pode tardar minutos, já que estamos a falar de pouco mais de km de distância.
- Para Chegar ao Monte nebo, tem mesmo de ser com carro próprio já que o local se situa no cimo de uma colina e sem muitas casas à volta.
Preço e Horários:
- Monte Nebo - A entrada tem um custo de 3 JOD.
- A entrada ao parque Arqueológico de Madaba está incluída no JordanPass.
Aberto todos os dias, das 08:00h às 16:00h
- A Igreja de São Jorge tem um custo de 1 JOD.
Aberta de segunda a quinta das 07:00h às 18:00h, sexta e sábado, das 09:00h às 18:00h e domingos, das 10:00h às 18:00h.
- As Catacumbas de São João Decapitado e a Igreja dos Apóstolos têm um custo de 1 JOD cada uma e estão abertas de segunda a domingo, das 8:00h da manhã às 17:00h da tarde.
0 Comments