Antes de começar a escrever este post, vale a pena frisar que podem deslocar-se pela ilha de 2 formas, de carro, sendo esta a opção mais cómoda e fácil, ou de autocarro.
Se decidirem alugar carro, tenham em conta que Malta foi uma antiga colónia Inglesa que se independizou em Setembro de 1964 e portanto encontrarão muitos costumes Britânicos como a condução pelo lado esquerdo.
Nós fizemo-lo e não foi assim tão difícil, no entanto é tudo uma questão de hábito.
👉 Dia 01:
- Baía de St Pauls
Esta é zona bastante turística, principalmente durante os meses de verão.
🚍 Para lá chegar de autocarro, podem apanhar o BUS - 41
- Xemxija Bay
O comodidade de alugar um carro permite-nos fazer pequenas paragem ao longo da ilha para apreciar a beleza e o silêncio de lugares como este!
- WW II Shelters
Os Bunquers construidos durante a segunda guerra mundial que se encontram na cidade de Mellieha são outro atractivo a não perder nesta zona da ilha.
Na parte de cima, encontramos a bonita igreja Parisiense.
🚍 Para lá chegar de autocarro, podem apanhar o BUS - 41
- Baía de Ghadira
Aqui é onde se encontra uma das melhores praias da ilha, pelo menos a nível de areal, já que quase todas elas são constituídas por várias formações rochosas...
🚍 Para lá chegar de autocarro, podem apanhar igualmente o BUS - 41
- Red Tower
🚍 Para lá chegar de autocarro, podem apanhar o
- Popeye Village
Aqui podemos encontrar os cenários originais do lendário filme da Disney "As aventuras de Popeye", um marinheiro que comia espinafres para assim ganhar forças subrenaturais e impressionar a sua anada Olivia.
🚍 Para lá chegar de autocarro, podem apanhar o BUS - 41
- Catedral de Mosta
Esta igreja é uma autentica jóia da arquitectura de Malta e sem querer desvalorizar todo o edifício desta catedral, devo ressaltar principalmente a magnificência da sua Cúpula com quase 40 metros de diâmetro.
🚍 Para lá chegar de autocarro, podem apanhar o BUS - 41
👉 Dia 02:
- Mnajdra Temple
Mnajdra é um complexo de templos megalíticos fundado na costa sul da ilha e fica a aproximadamente 497 metros do complexo megalítico Ħagar Qim.
- Blue Grotto
Para veres a Blue Grotto, têm de apanhar um barco e fazer uma excursão de mais ou menos meia horita. Se não tiverem carro, podem apanhar o autocarro nr. 74 ou 201 para chegar até ao ponto junto da estrada principal de onde podem apanhar o tal barco.
- Ghar Dalam Cave
Sobre esta atração não vos podemos dizer muito, uma vez que se encontrava fechada devido às fortes correntes marítimos e o acesso é através do mar.
- Aldeia deMarsaxlokk
Um encanto! A típica e tradicional vila pesqueira com casinhas brancas e pequenos restaurantes à beira mar, embelezada pelas afáveis traineiras pintadas de azul e vermelho, e com um pequeno pormenor, os seus olhinhos.
🚍 Para lá chegar de autocarro, podem apanhar o BUS 81 ou 119 desde Valleta.
- Marsaskala
É outra pequena vila igual à que vimos anteriormente, no entanto, esta destaca-se pela imponente igreja que se encontra aos pés da costa marítima.
🚍 Para lá chegar de autocarro, podem apanhar o BUS 91 ou novamente o 119.
- Hipogeu Hal Saflieni
Este é o único templo subterrâneo pré-histórico conhecido; Foi escavado por volta de 2500 AC e considera-se que a sua primeira função foi a de santuário e que mais tarde, mas ainda em tempos pré-históricos, passou a ser necrópole.
👉 Dia 03:
- Valleta
Reservamos o terceiro dia para visitar a capital e as 3 cidades vizinhas.
- 3 cidades: Birgu, Senglea, Cospicua
Apesar de serem conhecidas pelas 3 cidades, Birgu, Senglea, e Copiscua formam parte do mesmo município.
Para lá chegar, podemos apanhar o autocarro 01 ou até mesmo ir de barco, já que existe um ferry que faz a ligação directa desde Valleta, ou Sliema.
👉 Dia 04:
- Visita à ilha de Gozo
A nossa visita à ilha de Gozo foi tipo express já que perdemos 1 hora para apanhar o ferry, e outra hora no regresso, e embora houvesse muita organização e comunicação da parte de todos, houveram alguns contatempos.
- Só pagamos o ticket quando voltamos para Malta, este tem o custo aproximado de 10€, por veículo e 4,80€ por cada passageiros.
🚍 Se não tiverem veículo, podem vir de autocarro, desde Valetta ou Sliema têm o Bus 41 ou 42.
- Que ver em Gozo?
- Basílica de Ta Pinu
- Dwejra Bay
- Salt Pans
- Cidade de Vittoria
É uma cidade bastante pequenina onde os principais pontos turísticos se concentram a bem dizem no mesmo local... O castelo.
Como visitamos Malta durante o mês de Março, ainda não fazia muito calor então a nosa visita à ilha foi meso express, e no regresso ainda fomos visitar mais um ou dois pontos como a Mdina.
- Mdina Rabat
Encontramos a parte mais bonita e interessante dentro das suas muralhas, ou seja na cidade antiga.
Neste complexo podemos ver os seguintes edifícios:
- Catedral de São Paulo
- Palácio Vilhena
- Palácio Falson
- Rua principal Villegaigon
- Catacumbas St Paul's
- Mosteiro das Carmelitas (lindoooo)
- Igreja San Jiuseppe
🚍 Para lá chegar de autocarro, podem apanhar o Bus 50, 51, 53, 56, 201.
👉 Dia 05:
- Sliema
Como ficamos hospedados em Sliema, deixamos a cidade para ver no último dia, já que ainda tínhamos algumas horas antes de apanhar o nosso voo de volta a Barcelona.
Apesar de ser uma das cidades principais, não tem muito que ver, podem dar um passeio pela zona marítima, ver umas lojas, tem uma ou outra igreja, e bastantes restaurantes, pela noite, a cidade enche-se de turistas e locais que procuram divertir-se e socializar um pouco.
Algo que a meu ver não podemos perder, é um mirador que dá acesso a umas vistas magníficas sobre a capital de Malta.
Este chama-se Tigne e fica localizado no ponto mais extremo de Sliema.
0 Comments